Crise na Educação do Macuco: Creche e volta às aulas, só depois do Carnaval

TIMÓTEO – Após três meses de interdição, o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professora Eva Eulália, no bairro Macuco, em Timóteo, devido a rachaduras graves nas paredes e piso, oferecendo risco de desabamento, o local continua sem nenhuma intervenção por parte do município. A interdição segundo afiançou a Defesa Civil de Timóteo, visava garantir a segurança de alunos e funcionários.
Acontece, que a partir da intervenção, a Prefeitura não se moveu para equacionar a situação, e muito menos melhorou a estrutura da antiga Escola Municipal Clarindo Carlos Miranda, para onde os cerca de 150 alunos foram remanejados. No local, a escola carece de melhorias diversas, inclusive uma correção geral no telhado.

Diane da inércia do município, a volta às aulas para os alunos do 1º e 2º período, mas a situação do berçário e maternal continuam sendo a maior preocupação dos pais. Apesar da visita da subsecretária de educação, Maria do Rosário, no local, nada de novo foi apresentado à comunidade escolar.
O vereador Fabiano Ferreirah [liderança política do bairro] e a associação de moradores do Macuco, através da sua nova diretoria, acionaram as instâncias municipais, estaduais e federais nesta semana para garantir a recuperação da Creche Eva Eulália. O equipamento, que era considerado o maior investimento em educação infantil da história recente de Timóteo, sofreu interdição pela Defesa Civil da prefeitura com apenas 2 anos de uso.
A mobilização
Nesta segunda-feira (2) o vereador Fabiano Ferreirah viajou para o Distrito Federal, onde cumpre agenda para cobrar no Fundo Nacional da Educação, cerca de R$ 600 mil para obras de restauração da Creche Eva Eulália.
“O ano letivo se aproxima, e a reforma do telhado do prédio improvisado não foi realizada pela prefeitura. A Associação fez questão ir ao local para mostrar a situação para o prefeito”, assinalou a direção da Associação.
Já o vereador Fabiano Ferreirah, por telefone, informou ao JBN que solicitou ao deputado Celinho do Sinttrocel, uma visita na Creche interditada para que possa conhecer de perto a situação, e ajudar com recursos de Emenda Parlamentar.
A reportagem do JBN confirmou junto à comunidade escolar, que até o momento, a Secretaria Municipal de Educação não executou as melhorias necessárias no local provisório, que apresenta graves infiltrações. Fontes na Prefeitura de Timóteo confirmaram também, que a volta às aulas para os alunos do 1º e 2º período, mas a situação do berçário e maternal só deverá acontecer após o carnaval.
A comunidade do Macuco, a associação e o mandato do vereador Fabiano Ferreirah seguem em plantão pela garantia dos direitos sociais das crianças e adolescentes especialmente da educação e do esporte, que transformam a realidade do dia dia das crianças.
LEIA MAIS
Creche do bairro Macuco de R$ 1,7 milhão, inaugurada há dois anos, é interditada pela Defesa Civil
