sexta-feira, janeiro 9, 2026
DestaquesSaúde

Timóteo abraça campanha Janeiro Branco – saúde mental

TIMÓTEO – O mês de janeiro convida à reflexão, ao recomeço e ao cuidado com aquilo que sustenta todas as áreas da vida: a saúde mental. Em 2026, a campanha Janeiro Branco traz como tema “Paz, Equilíbrio e Saúde Mental”, reforçando a importância de desacelerar, repensar rotinas e cultivar relações mais saudáveis consigo mesmo e com o outro.

A Prefeitura de Timóteo, por meio da Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida, abraça a campanha Janeiro Branco com palestras promovidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para a comunidade. No dia 19/01, às 8h30, a UBS do Cachoeira do Vale desenvolverá o tema para os usuários. No dia 20/01, às 9h, a UBS do Olaria convida os moradores daquela regional para falar sobre o Janeiro Branco. No dia 30/01, às 13h, é a vez da UBS do Recanto Verde estimular as reflexões sobre a saúde mental.

Durante todo o mês de janeiro, a rede municipal de saúde promoverá atividades pontuais no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), com rodas de conversa, ações terapêuticas e espaços de escuta voltados ao cuidado emocional. O CAPS fica localizado à avenida Jovino Augusto da Silva, nº 348, no bairro Bromélias, contatos pelo telefone (31) 3847-4840.

As demais Unidades Básicas de Saúde (UBS) também participarão da campanha, desenvolvendo orientações, abordagens educativas e acolhimento da população, reforçando que a saúde mental é parte essencial do cuidado integral à saúde e está presente em todos os pontos da rede.

Seminário

Como parte da programação, a Secretaria de Saúde realizará o Seminário Janeiro Branco 2026, no dia 23 de janeiro, das 14h às 17h, no auditório da Prefeitura, no Paço Municipal O encontro será um espaço de diálogo, informação e sensibilização sobre saúde mental, reunindo profissionais da rede, gestores e a comunidade em geral em torno do tema “Paz, Equilíbrio e Saúde Mental”.

Criada em 2014, a campanha Janeiro Branco tornou-se a maior mobilização nacional voltada à saúde mental, promovendo diálogo, conscientização e ações de cuidado em todo o país. Para este ano, a proposta central é clara e necessária: menos pressa, mais cuidado. Em um cenário marcado por sobrecarga, cobranças constantes e esgotamento emocional, o convite é para transformar urgências em pausas, pressão em escuta e tarefas em gestos de humanidade.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *