sexta-feira, janeiro 9, 2026
CidadesDestaques

Falta de recolhimento de entulho faz crescer lixões no bairro Novo Tempo, o que afeta o Córrego Timotinho

A falta de recolhimento de entulho nas ruas, faz aumentar o descarte irregular | Foto PCReis/JBN – 08.01.2026

TIMÓTEO – Um antigo lixão com descarte irregular de material inservível na ribanceira de um ponto da rua Netuno, no bairro Novo Tempo, em Timóteo, é um problema ambiental recorrente que afeta diretamente o Córrego Timotinho. O acúmulo de resíduos nesta encosta que inclui lixo doméstico, animais mortos e entulho de construção, causa obstruções, poluição visual e hídrica, especialmente durante período chuvoso. Os resíduos estão caindo dentro do Córrego.

Vale ressaltar, que o lixo jogado na ribanceira acaba sendo levado pela drenagem pluvial para o leito do córrego, provocando o rompimento de tubulações, como já registrado na Avenida Universal, e favorecendo a proliferação de animais peçonhentos e doenças.

Em todo o bairro Novo Tempo, a situação não só das encostas, como das ruas, é crítica. Entulho e lixo estão amontoados por todos os locais. Existem pontos em plena via urbana, que os montes de entulho estão servindo para produção de pés de abobora.

Conforme levantamento do JBN junto a fontes dentro da Secretaria Municipal de Obras e limpeza urbana, o recolhimento de entulho naquele setor |Setor 6| não ocorre a cerca de 120 dias. É importante lembrar que o volume de entulho nas ruas de todo setor, pode determinar tragédias semelhantes a que ocorreu no ano passado, na Rua Rio Grande do Sul, no bairro Timotinho.

Mitigar impactos da chuva

Na última segunda-feira, em reunião com os secretários, o prefeito Capitão Vitor Prado intensificou o pedido de vistorias da Defesa Civil em áreas de risco hidrológico e geológico para mitigar os impactos das chuvas nas encostas. Diante do panorama relatado pelo JBN no Setor 6 da cidade, espera-se que as determinações do prefeito possam mitigar sim os impactos das chuvas não só nas encostas, como também nas baixadas, partindo do recolhimento do entulho que ora lota as ruas.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *