Cresce o furto de placas de veículos no Vale do Aço. Motoristas estão preocupados

TIMÓTEO – Cresce no Vale do Aço reclamações quanto furto de placas de veículos, gerando grande preocupação entre motoristas e autoridades, especialmente com o aumento da clonagem para cometer crimes. A facilidade na remoção das novas placas padrão Mercosul, que não utilizam mais lacres físicos, tem facilitado a ação dos criminosos.
Nesta semana em Timóteo, dois furtos foram registrados. O proprietário de um Chevrolet Prisma preto, registrou o furto das duas placas do veículo ocorrido em frente ao local do seu trabalho, no Distrito Industrial do bairro Limoeiro. O proprietário garantiu que ao retornar do almoço, constatou que as placas haviam sido furtadas. Segundo ele, no local, câmeras registraram a presença de dois homens.

Clonagem de Veículos (Dublês): Segundo a polícia a principal motivação é a utilização das placas em veículos roubados ou furtados (geralmente modelos idênticos) para circular livremente, dificultando a fiscalização policial e passando por radares sem gerar multas ao criminoso.

Golpe do Pix/Extorsão: Criminosos roubam a placa e entram em contato com o proprietário exigindo um pagamento via Pix para devolvê-la.
Uso em Roubo de Cargas: Placas originais são usadas para dar aparência de legalidade a caminhões ou carros de apoio em roubos de carga.
É fundamental registrar o BO imediatamente, preferencialmente online ou na delegacia mais próxima, para se isentar de crimes cometidos com sua placa. Em seguida solicitar a substituição da placa.
