Cobrança duplicada de pedágios: Deputado Celinho exige explicação e providências da concessionária NOVA-381

BELO HORIZONTE – A cobrança duplicada e indevida de pedágios, intensificada com a implementação dos sistemas de fluxo livre (Free Flow) e automáticos, tem gerado preocupação entre autoridades, motoristas e órgãos de defesa do consumidor.
Diante da situação que amontoar-se reclamações de usuários, na última terça-feira (3) o deputado estadual de Minas Gerais, Celinho do Sintrocel, enviou ofício do diretor-presidente da Concessionária NOVA-381, para cobrar providências e apontar as muitas ocorrências de cobranças de pedágios em duplicidade.

“Conforme evidenciado na documentação enviada por um cidadão, o sistema registra duas cobranças para o mesmo veículo, na mesma praça, com o exato mesmo horário de passagem. Trata-se de uma impossibilidade física e lógica, o que caracteriza uma falha sistêmica grave no processamento de dados da concessionária”, afiançou o deputado, destacando que a regularização desta situação é fundamental para manter a confiança dos usuários no sistema de cobrança digital.
No mesmo ofício, o deputado Celinho solicitou que: a equipe técnica da NOVA-381 identifique e sane a falha no sistema de cobrança digital para interromper imediatamente a geração de boletos ou débitos em duplicidade; que seja realizado o levantamento de todos os usuários que efetuaram pagamentos duplicados e que a devolução desses valores seja feita de forma célere e automática, sem burocracias excessivas para o condutor; que a NOVA-381 informe imediatamente ao seu Gabinete Na Assembleia sobre as medidas adotadas para a solução definitiva do problema.
Problemas técnicos
Todas as reclamações apontam para problemas técnicos na leitura de tags e falhas na identificação de placas por pórticos. Tais problemas têm causado cobranças múltiplas, multas indevidas por “evasão” e dificuldades na regularização dos débitos.
