domingo, outubro 12, 2025
DestaquesEducação

Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais abriu processo de licitação para a construção do Campus de Caratinga

CARATINGA – Foi publicada no Diário Oficial da União e no Portal Nacional de Contratações Públicas – PNCP, a Concorrência 90054/2025, destinada a contratação de empresa para execução da obra de construção da sede definitiva do Campus Caratinga. A abertura da licitação está prevista para ocorrer no dia 14/11/2025, às 9h no site www.gov.br/compras e o investimento previsto é de R$ 15 milhões. A obra faz parte da expansão anunciada pelo Governo Federal, com a criação de 100 novos campus dos Institutos Federais e do Novo PAC.

O Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste) abriu processo de licitação para a construção do campus de Caratinga. O edital 48/2025, publicado pela Reitoria da instituição, prevê a contratação de empresa para execução das obras, em regime de concorrência eletrônica, com valor estimado em R$ 16.551.697,56.O novo campus será construído em um terreno de aproximadamente 29 mil metros quadrados, situado às margens da BR-116. O local é conhecido como Barra da Laje e fica a cerca de 6,7 km do centro de Caratinga. A área foi cedida pela União e está atualmente ocupada por uma edificação que será demolida para abrigar a nova unidade educacional. Esta destinação foi articulada entre a Superintendência da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) em Minas Gerais, o município de Caratinga e o IF Sudeste MG, que apresentou um projeto detalhado para a implementação do campus, com prazo estimado de 36 meses para conclusão das obras.

O prefeito Dr. Giovanni com o deputado Leonardo Monteiro e ministro da Educação Camilo Santana. “Estamos empenhados na implantação do Instituto Federal em Caratinga. Agora vai sair do papel, será uma realidade. A Prefeitura está fazendo de tudo para que esse Instituto comece a funcionar”, comemorou o prefeito – Foto Divulgação

A instalação do Campus Caratinga integra os esforços do governo federal para a expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, com o objetivo de democratizar o acesso à educação pública de qualidade e fomentar o desenvolvimento regional. A unidade oferecerá cursos técnicos de nível médio e superior, promovendo a integração entre Ensino, Pesquisa e Extensão. Já a escolha de Caratinga atende a uma demanda estratégica. Segundo o censo do IBGE de 2022, o município possui cerca de 87.360 habitantes e é referência regional, especialmente para as cidades do entorno, nos setores de comércio, serviços e agropecuária.

“É uma alegria muito grande estar aqui assinando este contrato e poder começar logo a construção de um instituto federal nessa região que é tão importante para o estado de Minas Gerais. Agradeço a colaboração do servidor Jonathan Marcelino e desejo boas-vindas ao responsável pelo Campus Caratinga do IF Sudeste MG, professor Rui Gonçalves de Souza”.

“A cessão deste imóvel para o IF Sudeste representa um passo concreto na valorização do patrimônio público a serviço da educação. É uma conquista construída com diálogo e cooperação entre a SPU, o Instituto e o município, que agora se traduz em mais oportunidades para a juventude da região e no fortalecimento do desenvolvimento local”, afirmou a Superintendente da SPU em Minas Gerais, Lorhany Ramos de Almeida.

A instalação do Campus Caratinga integra os esforços do governo federal para a expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, com o objetivo de democratizar o acesso à educação pública de qualidade e fomentar o desenvolvimento regional. A unidade oferecerá cursos técnicos de nível médio e superior, com forte integração entre ensino, pesquisa e extensão.

A escolha de Caratinga atende a uma demanda estratégica. Segundo o censo do IBGE de 2022, o município possui cerca de 87.360 habitantes e é referência regional, especialmente para as cidades do entorno, nos setores de comércio, serviços e agropecuária. A atuação do deputado federal Leonardo Monteiro foi de fundamental importância para que o Instituto se tornasse uma realidade na cidade e região.

Expansão dos Institutos Federais

A cessão integra as ações do Programa Imóvel da Gente, iniciativa do governo federal para promover a utilização de imóveis de propriedade da União na implementação de políticas públicas prioritárias. A instalação do novo campus também faz parte da iniciativa de expansão de mais 100 campus de Institutos Federais no país até 2026, meta integrante do Novo PAC, desenvolvida pelo Ministério da Educação.

Em 2025, o MGI destinou duas áreas para a expansão da rede de Institutos Federais. Uma delas, com cerca de 25 mil metros quadrados, está localizada no município de Feijó (AC), conhecido como a Terra do Açaí, onde será construído um novo campus do Instituto Federal do Acre (IFAC). A outra área será destinada ao Campus Maringá do Instituto Federal do Paraná (IFPR).

Ainda em dezembro de 2024, a ministra Esther Dweck assinou, no âmbito do Programa Imóvel da Gente, os contratos de cessão de imóveis da União para cinco Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, autarquias vinculadas ao Ministério da Educação (MEC). Os imóveis serão utilizados para a implantação de novas unidades, previstas no Plano Nacional de Educação (PNE), com potencial de beneficiar 8,8 mil estudantes em todo o país.

Imóvel da Gente

A ação faz parte do programa Imóvel da Gente, uma iniciativa do Governo Federal que busca transformar imóveis ociosos ou subutilizados da União em espaços para uso coletivo, voltados ao atendimento de demandas sociais como educação, saúde, cultura e assistência social. A política valoriza o uso eficiente e socialmente responsável do patrimônio público federal.

Com essa destinação, o governo federal reforça seu compromisso com a valorização do patrimônio público e a promoção de políticas educacionais inclusivas, ampliando oportunidades para milhares de jovens e fortalecendo o papel dos Institutos Federais como agentes de transformação.

 

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *