Estudantes de Timóteo e Coronel Fabriciano celebram formatura no Proerd 2025
TIMÓTEO – O primeiro semestre de 2025 foi concluído no Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) com a formatura de 666 estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental de escolas da rede pública de ensino de Coronel Fabriciano e de Timóteo. Marcaram presença nas cerimônias os estudantes e seus familiares, educadores e representantes das instituições parceiras do programa da Polícia Militar de Minas Gerais.
Timóteo celebrou a formatura do Proerd no dia 02/07, no Ginásio Coberto Iorque José Martins, no Centro, com a presença de cerca de 500 pessoas. Além da Fundação Aperam, são parceiras do programa, a Superintendência Regional de Ensino de Cel. Fabriciano, Prefeitura de Timóteo, Fundação Emalto, o Rotary Club de Acesita e o IMAG – Instituto Maçom de Gestão de Projetos Sociais.
Em Coronel Fabriciano, a formatura foi no dia 09/07, na Escola Municipal Said Albeny, com apoio da Fundação Aperam, Rotary, Conselho Comunitário de Segurança Pública (Consep) de Coronel Fabriciano e Prefeitura do município. Cerca de 400 pessoas prestigiaram a formatura.
Para Luiz Magalhães, presidente da Fundação Aperam Acesita e Coronel do Quadro de Oficiais da Reserva da Polícia Militar, o Proerd é uma iniciativa de grande impacto na formação das crianças, com reflexos que se estendem até a vida adulta. “Nosso compromisso é oferecer total apoio à Polícia Militar para que o programa seja implementado com excelência e segurança. O Proerd tem o poder de transformar realidades, ao incentivar as crianças a trilharem um caminho longe das drogas e da violência, tornando-se motivo de orgulho para suas famílias, escolas e comunidades. Parabenizamos à Polícia Militar por mais uma conclusão do programa em Timóteo e Coronel Fabriciano, à rede de ensino dos municípios e rede estadual pela abertura e entendimento da importância ao programa e, principalmente, aos jovens, que passaram pelo programa e reforçaram o compromisso de viverem longe das drogas e da violência”, reforçou.

Ana Júlia Alves de Oliveira, aluna do 5º ano da Escola Estadual Getúlio Vargas, de Timóteo, participou do Proerd e foi premiada por ter feito uma das melhores redações no concurso de encerramento sobre o programa. “Aprendi muito sobre o mal que a droga faz para o ser humano, sobre os meios de comunicação e suas características, o mal que o bullying faz. E todas as aulas com o Sargento Wender foram sempre muito legais”, comentou a estudante.
21 anos de parceria
Por meio de 10 lições, as crianças aprendem a fazer boas escolhas, ser bons cidadãos, ser responsáveis consigo e com os outros, lidar com o bullying, comunicar de forma adequada, lidar com a pressão dos colegas e recusar qualquer tipo de droga, dentre outros temas.
O Proerd é desenvolvido há quase 21 anos pela Polícia Militar de Minas Gerais com os alunos que cursam o 5º ano do Ensino Fundamental. Ao longo desses anos, a Fundação Aperam está ao lado do 58º Batalhão de Polícia Militar por acreditar no seu objetivo de beneficiar os alunos com informações e habilidades necessárias para viver de maneira saudável, sem drogas e violência. O programa propõe aos alunos uma reflexão para fazerem escolhas com sabedoria, pensando nos riscos e nas consequências, para decisões seguras e com responsabilidade.