sábado, maio 17, 2025
DestaquesEducação

Embaixador do Brasil em Belize visita Mesquita e conversa com estudantes da rede pública

MESQUITA – Na última terça-feira (13), a cidade de Mesquita (MG) recebeu a visita do embaixador do Brasil em Belize, Agemar de Mendonça Sanctos. O diplomata participou de um encontro com 90 estudantes da rede municipal no plenário do Fórum de Mesquita, em uma ação que reuniu alunos das escolas municipais Rotariano Arthur Silva, Cruzeiro do Sul e do Núcleo de Atendimento de Medida (NAM). A atividade também teve a presença do prefeito Marotto Miranda.

Durante a conversa, Agemar compartilhou histórias de seus 28 anos na diplomacia, abordando temas como cultura internacional, desafios da carreira, adaptação no exterior e o papel estratégico da diplomacia na promoção da paz. Ele também explicou as responsabilidades de um embaixador e reforçou a importância da formação acadêmica para quem deseja seguir essa trajetória.

“A vida diplomática pode parecer glamourosa, mas, para mim, 90% dela foi tudo menos isso. Envolve lidar com temas de política externa que são realmente arriscados. Como embaixador, tenho a responsabilidade de representar os interesses do Brasil em qualquer circunstância, seja em situações agradáveis ou desafiadoras. Afinal, a diplomacia busca a paz. Apesar das dificuldades, o papel do diplomata é fundamental para a promoção dos interesses nacionais no cenário internacional”, explicou Agemar.

O bate-papo incluiu ainda uma dinâmica interativa, com perguntas feitas pelos próprios estudantes, que puderam tirar dúvidas sobre a rotina de um diplomata. Para a coordenadora do NAM, Rosana Santiago, o encontro foi um momento inspirador para os jovens.

“Esse espaço, esse encontro, é um grande acontecimento para a história do nosso município, mas marca principalmente a vida dessas crianças e jovens, que estão na fase de tomada de decisões. É um bate-papo que vem como um divisor de águas para inspirá-los, para mostrar que, através do estudo, eles podem ser os futuros prefeitos e prefeitas, diplomatas, governantes, entre outras muitas possibilidades”, destacou Rosana.

A agenda seguiu com visita à sede do NAM e à Prefeitura de Mesquita. Lá, o diplomata se reuniu com o prefeito e as organizadoras do evento, sendo homenageado com um certificado de reconhecimento pelo trabalho prestado ao país.

“Ter uma referência é essencial. Muitas vezes, os jovens não sabem exatamente o que faz um diplomata, como é a rotina ou qual é a função dessa carreira. E, quando eles têm a chance de ouvir alguém que vive isso de perto, que trilhou esse caminho, tudo ganha mais sentido. A fala de quem chegou lá desperta a atenção, abre horizontes e mostra que é possível. Eu valorizo muito esses momentos de diálogo, porque são oportunidades que inspiram, informam e transformam”, declarou o prefeito de Mesquita, Marotto Miranda.

Fonte: ACSPMM

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *