TV Legislativa Digital em Fabriciano é uma realidade para gerar emprego, renda e profissionalização

FABRICIANO – O presidente da Câmara Municipal de Coronel Fabriciano, vereador Luciano Lugão da Silva, concedeu entrevista à imprensa na tarde desta segunda-feira (6), para apresentar em detalhes, o estreito relacionamento com o Senado Federal, que estará oferecendo oficinas presenciais e gratuitas no plenário da Casa Legislativa.
Segundo explicou o presidente do Legislativo Fabricianense, o Senado Federal está franqueando oficinas Interlegis, com os temas “Inteligência Artificial na Comunicação Digital e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)”, além do convênio para a implantação da TV Legislativa Digital, a primeira do Leste de Minas.
A partir do próximo mês de novembro serão iniciadas as oficinas. Segundo destacou o presidente da Câmara, essa conquista só foi possível graças ao excelente relacionamento institucional que a Câmara de Fabriciano vem mantendo com o Senado Federal e Câmara dos Deputados.
“Estamos trabalhando constantemente para trazer cursos de aperfeiçoamento para os servidores da nossa Câmara, das Câmaras vizinhas, prefeituras da região, e comunidade em geral. É uma forma de valorizar nossa equipe e contribuir com a formação de todos. Inicialmente, as vagas são oferecidas para vereadores e assessores da Câmara de Coronel Fabriciano. Já estão abertas as inscrições para servidores de outras casas legislativas, prefeituras da região e, por fim, para toda a comunidade”, revelou o presidente.
CONVÊNIO COM O PROGRAMA BRASIL DIGITAL
Com esse convênio, a população de Coronel Fabriciano será contemplada com o Programa Brasil Digital, uma política pública do Governo Federal que promove a expansão do sinal das emissoras públicas da Rede Legislativa de Rádio e TV, além da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP).
Conforme detalhou o presidente Lugão, o Programa Brasil Digital não tem custos para os cofres da Câmara Municipal, o investimento para instalação da TV Legislativa em Fabriciano é financiado pela Câmara dos Deputados e pelo Governo Federal, por meio do programa. Ou seja, a cidade recebe esse importante equipamento de comunicação pública sem gerar despesas ao Legislativo ou ao município.
Transparência, informação e cidadania
Durante a entrevista, Luciano Lugão ressaltou que a chegada da TV Legislativa Digital representa um grande avanço para Coronel Fabriciano, levando à população mais acesso à informação, transparência dos atos do poder público e conteúdos educativos e culturais. Com o sinal aberto e gratuito, qualquer cidadão poderá acompanhar de perto as sessões da Câmara, debates, programas informativos e também conteúdos de outros veículos públicos vinculados à Rede Legislativa e à RNCP.
Para o presidente, essa conquista reforça o compromisso do Legislativo com a população. “Fabriciano está dando um passo importante em transparência e democratização da informação. Seremos a primeira Câmara do Leste de Minas a aderir ao Programa Brasil Digital, sem nenhum custo para o Legislativo ou para o município. A comunidade só tem a ganhar, com acesso gratuito a conteúdos educativos, culturais e às transmissões da Câmara, aproximando ainda mais o cidadão das decisões que impactam a cidade”, destacou.
A expectativa é de que, nos próximos meses, toda a estrutura necessária para transmissão do sinal seja instalada em Coronel Fabriciano, beneficiando diretamente a população com mais acesso à informação, fiscalização e fortalecimento da cidadania.
Informações: no site da Câmara:
Página Inicial — Câmara Municipal de Coronel Fabriciano, presencialmente no setor de Comunicação no horário das 13h às 17h de 2ª a 6ª feira ou ainda pelo telefone: (31) 97253-7549 (WhatsApp).
Cada oficina terá 100 vagas. Os interessados também podem se inscrever gratuitamente pelo site www.interlegis.leg.br
CURSOS
- Inteligência Artificial na Comunicação Digital
Data: 24 e 25 de novembro – 2ª e 3ª feira
Horário: 9h às 12h e 14h às 17h
Link para inscrição:https://www12.senado.leg.br/interlegis/buscarevento?id=1631
- Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)
Data: 26 e 27 de novembro – 4ª e 5ª feira
Horário: 9h às 12h e 14h às 18h
Link para inscrição: https://www12.senado.leg.br/interlegis/buscarevento?id=1630