sábado, novembro 29, 2025
DestaquesPolítica

PMT e empresários do setor metalmecânico discutem estratégias para fortalecer o comércio

TIMÓTEO – Nesta quinta-feira (27), a Prefeitura de Timóteo promoveu uma reunião com empresários do setor metalmecânico para debater alternativas que permitam a união de todos os segmentos da economia local em torno de estratégias voltadas ao fortalecimento do comércio da cidade. O encontro reuniu representantes da indústria, comércio e entidades de classe, reforçando a importância da integração entre os setores produtivos.

Timóteo possui atualmente cerca de 6 mil CNPJs ativos, responsáveis por 35 mil empregos. Entre eles, destacam-se os 10 mil postos de trabalho direto e indiretos da APERAM, os 2.500 empregos do distrito industrial e do setor metalmecânico, dos quais 85% são ocupados por moradores da cidade, e mais de 3 mil empregos ligados ao comércio e a cadeia de microempreendedores de todo o município.

Durante a reunião, foram apontadas dificuldades que impactam diretamente o desenvolvimento econômico local, como: escassez de mão de obra qualificada; necessidade de maior divulgação do comércio; melhorias na decoração do centro da cidade e ampliação das opções de estacionamento.

Parcerias para capacitação

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura, Itaércio Marinho, destacou a importância da qualificação profissional e lembrou da parceria com o programa Minas Forma, em conjunto com o Sesi/Senai. Já estão em andamento duas turmas na escola do Senai, no bairro Novo Horizonte. “Estamos trabalhando para que a indústria e o comércio caminhem juntos. A qualificação da mão de obra é essencial, mas também precisamos criar mecanismos que incentivem os moradores a consumir no comércio local. A união dos setores é o caminho para fortalecer a economia de Timóteo”, afirmou Itaércio. 

Entre as propostas apresentadas, está a criação de parcerias entre empresas e comércio para oferecer sistemas de descontos, envolvendo também os servidores públicos, como forma de estimular o consumo dentro da cidade.

O presidente da Fiemg, João Batista, reforçou o papel da entidade na iniciativa. “Não existe indústria sem comércio. É claro que a Fiemg vai participar desse movimento. Vamos colocar o comércio de Timóteo em destaque, apoiando modelos de promoções, divulgação pelas nossas redes e até mesmo com a criação de grupos de WhatsApp nas empresas para fortalecer a comunicação sobre o comércio local.”

Além das estratégias de divulgação, como folhetos das lojas existentes e campanhas nas redes sociais, os participantes defenderam a necessidade de ações conjuntas que deem visibilidade ao comércio timotense e consolidem o município como referência em desenvolvimento integrado entre indústria e comércio.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *