terça-feira, abril 16, 2024
CidadesCultura e EntretenimentoDestaques

Instituto Reino do Rosário hasteia bandeira para homenagear a Padroeira do Brasil

Timóteo (Fotos PCReis) – O Instituto Cultural Reino do Rosário, Guarda de Moçambique, do município de Timóteo, realizou atividade nesta segunda-feira (12), no bairro Bela Vista, para homenagear Nossa Senhora Aparecida.

Durante a programação, a Guarda de Moçambique realizou cantoria, distribuiu presentes para as crianças e hasteou a bandeira de Nossa Senhora Aparecida, na Praça Manoel Vitório.

Apesar da pandemia, toda a direção do Instituto, que agora é de Utilidade Pública, demonstrou um  altíssimo grau de preocupação com os integrantes do grupo, recomendando distanciamento social e impondo o uso de máscara para todos.

O Instituto

O Instituto Cultural Reino do Rosário, Guarda de Moçambique, do município de Timóteo, completou 15 anos de atividades no dia 23 de maio. A data torna-se cada vez mais importante para a comunidade que cultua seus santos padroeiros de geração em geração. Fundado em 2005, o Instituto é o único representante da Guarda de Moçambique no Vale do Aço.

Atualmente, a Guarda de Moçambique é presidida pelo Capitão-mor Luís Fabiano dos Santos e por Medianeira Maria como vice. São muitas as participações do grupo, composto por cerca de 70 integrantes que representam o município e o estado de Minas Gerais em vários festejos. Entre eles, se destaca a participação no Festival Nacional do Folclore de Olímpia (SP), Encontro Nacional de Congadeiros no Santuário de Aparecida do Norte (SP), Festa de Nossa Senhora do Rosário da Vila João Vaz (GO) e também por apresentações em cidades mineiras como Araújos, Bom Despacho, Dionísio, Divinópolis, Ferros, João Monlevade, Montes Claros e a capital Belo Horizonte.

A Guarda de Moçambique é considerada a mais importante nos festejos, cuja presença torna-se indispensável. Diz a lenda ter sido ela a retirar Nossa Senhora do Rosário das águas do mar. O levantamento e o arreamento de bandeiras, realizados respectivamente no começo e término das festas, devem contar com a sua participação.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *