quinta-feira, outubro 9, 2025
DestaquesPolítica

Prefeitura de Ipatinga inicia testes de fiscalização eletrônica em ponto estratégico da cidade

IPATINGA – A Prefeitura de Ipatinga informa que entre os dias 13 e 15 de outubro será realizada a Prova de Conceito, uma etapa de testes práticos no âmbito do processo licitatório para a contratação dos serviços de fiscalização eletrônica de trânsito no município. O objetivo é avaliar a eficiência dos equipamentos antes da implementação definitiva. Importante: não haverá aplicação de multas neste período.

A ação envolve a instalação de dispositivos tecnológicos capazes de identificar infrações como excesso de velocidade, avanço de sinal vermelho, parada sobre a faixa de pedestres, conversões proibidas e também o peso dos veículos que transitam pelo cruzamento da Avenida Simon Bolívar com a Rua Graciliano Ramos, no bairro Cidade Nobre.

De acordo com o secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Reginaldo Soares, a etapa atual é puramente técnica.

“Neste momento, estamos apenas fazendo uma avaliação de desempenho dos equipamentos, sem qualquer efeito punitivo. Nenhuma infração será convertida em multa. Estamos garantindo que, quando o sistema for de fato implementado, funcione com precisão e responsabilidade”, afirmou o secretário.

O prefeito Gustavo Nunes destacou que o objetivo principal da medida é promover mais segurança viária e salvar vidas.

“A nossa prioridade é preservar vidas. Essa ação faz parte de um conjunto de medidas para reduzir acidentes e promover mais respeito às regras de trânsito. Não é uma ação para punir, e sim para educar, prevenir e proteger a população”, declarou o prefeito.

Durante esta fase, estão sendo implantados postes, laços metálicos no asfalto e os próprios equipamentos de monitoramento. A avaliação prática é um requisito técnico do processo licitatório, e servirá para comprovar a eficiência das soluções apresentadas pelas empresas participantes.

Além da tecnologia, a Prefeitura reforça seu compromisso com a educação para o trânsito. A expectativa é que, com a futura implantação do sistema, Ipatinga registre uma queda significativa nas infrações e acidentes, tornando o trânsito mais seguro para motoristas, ciclistas e pedestres.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *