MPMG promove seminário para fortalecer rede de proteção de crianças e adolescentes no Vale do Rio Doce
GOVERNADOR VALADARES – O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Coordenadoria Regional de Defesa da Criança e do Adolescente do Vale do Rio Doce (Credca/VRD), realizou no último dia 23, em Governador Valadares, o seminário “Articular para proteger: fomento à criação de Grupos Intersetoriais de Atendimento à Criança e ao Adolescente”. O encontro reuniu cerca de 600 profissionais da saúde, educação, assistência social e representantes do Ministério Público, com o objetivo de ampliar a articulação entre os serviços e assegurar os direitos de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
A iniciativa está alinhada à diretriz institucional da Credca/VRD, que busca atuar de forma regionalizada e integrada com as Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, promovendo o cumprimento efetivo das normas constitucionais e legais de proteção à infância e à juventude. Para tanto instaurou-se um Procedimento para Implementação e Promoção de Projeto Social (Props).
Durante o evento, ressaltou-se a importância de estimular, junto aos 97 municípios da região, a criação e o fortalecimento de grupos intersetoriais especializados no atendimento de crianças e adolescentes em risco social, especialmente os que estão em acolhimento institucional ou familiar, bem assim foram apresentadas estratégias de acompanhamento após o desacolhimento e ações preventivas.
O seminário foi fruto da atuação da Credca/VRD junto aos municípios das comarcas de Governador Valadares, Tarumirim, Virginópolis e Mutum. Segundo a coordenadora da Credca/VRD, promotora de Justiça Mariana Cristina Diniz dos Santos, a experiência tem mostrado a relevância de iniciativas como essa: “Eventos desse tipo possibilitam a multiplicação de informações e sensibilizam gestores e técnicos para a elaboração de planos de ação integrados e o fortalecimento dos vínculos familiares”.