Titular do cargo, Alê Portela retorna à ALMG. O suplente Lincoln Drumond deixa o cargo

BELO HORIZONTE – A deputada estadual licenciada Alê Portela (PL) irá deixar o cargo de secretária de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese) pelos próximos dias para retornar à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A exoneração foi publicada, a pedido, pelo governador Romeu Zema (Novo) no Diário do Executivo desta quinta-feira (20/11). O objetivo, de acordo com a assessoria de Alê, é a apresentação de leis e a indicação de emendas de orçamento.
Em nota, a parlamentar reforçou que a estadia na secretaria interrompe a produção legislativa. Desta forma, ela retornará à Assembleia para apresentar “projetos de lei importantes” para o mandato. Além disso, o retorno à Casa será marcado também pela indicação das emendas de Orçamento, de forma a “assegurar o atendimento de sua base eleitoral”, diz a deputada.
No período na Assembleia, Alê também aproveitará para se reunir com assessores e apoiadores para discutir as estratégias para as eleições de 2026. A nota informa que ela retornará à Sedese “nos próximos dias”, sem cravar uma data.
Alê deve deixar o cargo de secretária de Desenvolvimento Social de forma definitiva apenas no próximo ano, para que possa concorrer no pleito.
Elizabeth Jucá na Secretaria de Desenvolvimento Social. À época, Amanda Teixeira Dias (PL) assumiu o mandato, mas, depois de a eleição de Coronel Sandro (PL) como prefeito de Governador Valadares efetivá-la, Lincoln Drumond (PL) se tornou o suplente de Alê.
No ano passado, Alê também retornou à Assembleia por alguns dias para alocar recursos do Orçamento. Se ela não reassume o mandato, cabe ao suplente indicar a emenda parlamentar. Mesmo que os recursos sejam alocados em municípios sugeridos pela titular, os repasses seriam carimbados pelo suplente e não por Alê. A base eleitoral dela é Belo Horizonte.
