Hospital Márcio Cunha mantém certificação internacional DIAS/NIAHO

IPATINGA – Nesta semana, o Hospital Márcio Cunha (HMC), administrado pela Fundação São Francisco Xavier (FSFX), recebeu com entusiasmo a formalização da manutenção da certificação internacional DIAS/NIAHO, conquistada pela instituição em 2014, através de auditoria da DNV. Com esse resultado, o HMC permanece em um seleto grupo de hospitais do Brasil e do mundo a contar com esse reconhecimento.
Durante a auditoria, realizada no mês de outubro, foram avaliados processos de gestão, segurança, qualidade assistencial, adesão aos protocolos institucionais e a estrutura física das unidades. As análises se basearam em padrões internacionais, alinhados à legislação brasileira, com foco na gestão de riscos e na melhoria contínua.
Ao final da visita, os auditores reuniram com a diretoria, gestores e colaboradores da Gerência de Qualidade, destacando diversos pontos positivos e oportunidades de melhoria. Entre os pontos positivos, os auditores destacaram a integração da equipe multidisciplinar, o envolvimento da equipe médica em processos gerenciais, os avanços na área de cuidados paliativos e a estruturação das diretrizes farmacêuticas, considerada por um dos auditores como uma das melhores já vistas. Também receberam destaque a evolução do planejamento cirúrgico, que utiliza técnicas de inteligência artificial para otimizar a ocupação dos blocos e evitar horários ociosos, além dos excelentes padrões relacionados à segurança do paciente.
Segundo James Baxter, auditor da DNV, a experiência foi bastante positiva. “Agradeço a oportunidade de estar aqui novamente, sendo recebido por vocês. Estou muito feliz em ver que colocaram em prática todas as oportunidades de melhoria sinalizadas na última visita” afirmou.
O diretor-presidente da FSFX, Flaviano Ventorim, celebrou o resultado e ressaltou o empenho dos colaboradores na manutenção da certificação. “Esse resultado é fruto do trabalho de cada colaborador dentro da Fundação, que contribui diariamente dando o seu melhor para alcançarmos a excelência. Estamos a cada dia buscando fazer uma FSFX melhor, e ver que cada um exerce esse papel em busca da melhoria contínua é gratificante. Meus parabéns a todos que têm desempenhado suas funções com maestria e contribuído para a manutenção de nossa certificação”, destacou Flaviano.
Segundo o diretor de Negócios do Hospital Márcio Cunha e Oncologia, Eduardo Blanski, ser auditado é muito importante e instiga o Hospital a melhorar sempre. “Agradeço a contribuição de vocês, nos provocando continuadamente a fazer sempre o melhor. Para nós, sermos avaliados é um incentivo para fazermos algo melhor todos os dias. Nossa equipe leva tudo isso muito a sério e é uma grande satisfação a constatação de vocês quanto a melhoria dos nossos processos e o alto engajamento de nossas equipes, ressaltou Blanski.
Hospital Márcio Cunha
Hospital geral de alta complexidade com 60 anos de atuação. Possui 558 leitos e três unidades, sendo uma unidade exclusiva para o tratamento oncológico.
Atende a uma população de mais de 1,6 milhão de habitantes de 87 municípios de Minas Gerais e conta com cerca de 500 médicos em 58 especialidades, com prestação de serviços nas áreas de ambulatório, pronto-socorro, medicina diagnóstica, ensino e pesquisa, terapia intensiva adulta, pediátrica e neonatal, urgência e emergência, terapia renal substitutiva, alta complexidade cardiovascular, oncologia adulto e infantil, entre outros. No último ano, foram cerca de 5.200 partos realizados no HMC, cerca de 36 mil internações, mais de 18 mil cirurgias, mais de 60 mil sessões de hemodiálise. Na unidade de oncologia, foram mais de 18 mil sessões de radioterapia e cerca de 33 mil sessões de quimioterapia.
O HMC foi o primeiro hospital do país a ser acreditado em nível de excelência (ONA III), pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Além disso, está classificado pela revista norte-americana Newsweek entre as melhores unidades hospitalares do Brasil, sendo o 6º em Minas Gerais e 27º melhor do país.
