Em Timóteo, o dia D de vacinação contra a gripe terá o reforço do Vacimóvel
TIMÓTEO – O dia D de vacinação contra a gripe em Timóteo acontece neste sábado (10) e vai contar com o reforço do Vacimóvel, na Praça 1º de Maio (Praça do Coreto), de 7h às 16h.
A ação concentrada de imunização do dia D é uma forma de ampliar a cobertura vacinal contra a gripe, uma vez que os casos de complicações da doença, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) tem aumentado em todo o país, fazendo com que Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Hospitais fiquem superlotados.
Em Timóteo, a campanha de vacinação contra o vírus da gripe passou a ser intensificada já no dia 07 de abril, com a disponibilização do imunizante em todas as salas de vacinas do município, além de um posto especial montado, nos dias 06 e 07 de maio, na Prefeitura de Timóteo.
A vacinação contra a gripe é uma medida essencial para proteger a saúde individual e coletiva. O vírus influenza pode causar complicações graves, especialmente em grupos mais vulneráveis, como idosos, crianças pequenas, gestantes e pessoas com doenças crônicas.
A gripe não é apenas um desconforto passageiro; em alguns casos, pode evoluir para condições mais severas, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A SRAG pode levar à hospitalização e representar risco de vida, tornando a prevenção ainda mais importante.
“Ao vacinar, o cidadão reduz significativamente a chance de contrair a gripe ou de desenvolver formas mais graves da doença. Além disso, a vacinação contribui para a diminuição da circulação do vírus na comunidade, protegendo também aqueles que não podem tomar a vacina por motivos de saúde”, reforçou Eunice Silva, gerente da Vigilância em Saúde.
Vale destacar que vacinar é um gesto de cuidado consigo mesmo e com todos que convivem ao redor. A prevenção é sempre a melhor estratégia contra doenças que podem ter desdobramentos graves.
A Prefeitura de Timóteo orienta que se você ainda não tomou a vacina contra a gripe, considere a importância desse ato e proteja-se.
Orientações médicas
De acordo com a médica infectologista do Hospital e Maternidade Vital Brazil, Tamara Silveira, o começo do período sazonal é o de maior incidência de doenças respiratórias e que os cuidados com a higiene são fundamentais.
“A gente sabe que no inverno a incidência de doenças respiratórias é maior e já percebemos, em alguns lugares, um aumento de hospitalizações decorrentes dessas infecções, por isso recomendamos a vacinação da população em geral. É só procurar a Unidade Básica de Saúde para vacinar. Além disso, precisamos retomar as medidas de higiene respiratória, aquelas que tínhamos na época do Covid, que são: evitar de estar em aglomerações, de ter contato com pessoas resfriadas, usar máscara para cobrir a região do nariz e da boca, higienizar as mãos, seja com água e sabão ou álcool gel, e evitar de visitar bebês, principalmente nos primeiros meses de vida”, recomendou a médica.
Com relação a capacidade de internação do Hospital, a médica informou que a situação não é de superlotação por causa de gripe ou complicações, porém já foi detectado um aumento do número de internações em decorrência de problemas respiratórios. “Na UTI pediátrica, hoje, a gente tem um maior número de pacientes internados e a maioria é por quadro respiratório, por bronquiolites. É justamente pensando em evitar uma superlotação que pedimos para que cada um faça a sua parte, no intuito de minimizar o risco de transmissão”, reforçou Tamara.
A médica infectologista ainda explicou as especificidades dos sintomas da gripe e as suas possíveis complicações. “Tem vários vírus que podem causar resfriados e sintomas gripais. No geral, coriza, tosse, mialgia, que é dor no corpo, e febre. Na maioria das vezes, o tratamento é sintomático: hidratação, repouso e, às vezes, usar algum remédio pra dor e para febre. Se o paciente notar que está com falta de ar, uma febre persistente, que perdura por mais de 72 horas, o recomendado é que se procure o serviço de saúde para ser melhor avaliado”, explicou Tamara Silveira.