Cooperativa destaca alta genética bovina no 46º Concurso Leiteiro da ExpoAgro 2025
GOVERNADOR VALADARES – A Expoagro GV 2025 contará, mais uma vez, com uma das atrações mais tradicionais do evento: o Concurso Leiteiro, que chega à sua 46ª edição, realizado pela Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce, em Governador Valadares-MG. Com foco na valorização da pecuária leiteira da região, o Concurso destaca os animais de maior produtividade entre os cooperados da instituição.
No dia 9 de julho, às 14h, no Galpão Leiteiro da Cooperativa, dentro da programação da Expoagro GV será dada a largada, ao todo serão dez ordenhas, que são somadas e ao final revela os animais com maior desempenho em produção de leite. A competição premiará os destaques nas categorias Vaca e Novilha, reconhecendo os animais e seus produtores pelo excelente trabalho no desenvolvimento de genética de seus rebanhos.
Os participantes do 46º Concurso Leiteiro são cooperados de diversas fazendas da região, reforçando a representatividade e o compromisso com a qualidade da produção leiteira. Entre eles estão Edberto José Zanon Rezende, da Fazenda Santa Marta, em Tumiritinga; Geraldo Antônio Birro Costa, da Fazenda Almenara, em Governador Valadares; Guilherme Olinto A. L. Resende, da Fazenda Estância Paraíso, também em Tumiritinga; Heliton Valerio Sanches Brandão, da Fazenda Taquara Preta, em Virgolândia; Henrique Zampier Ferreira Costa, da Fazenda Almenara, Governador Valadares; e Ícaro Ambrósio Lopes Barreto, da Fazenda Esperança, em Tarumirim.
Ainda participam João Marques Pereira Neto (diretor-presidente da Cooperativa), da Fazenda Ribeirão do Capim, Governador Valadares; Lívio Soraggi Coura, da Fazenda Recanto, em Mathias Lobato; Luana Rocha Corrêa, da Fazenda Rio Doce, Conselheiro Pena; Pedro Gabriel Nunes Sanches, da Fazenda Taquara Preta, Virgolândia; Rubens Baliero de Souza, da Fazenda Campina Verde, Tumiritinga; Diomario Soares Teixeira, da Fazenda Peixe Branco, em Frei Inocêncio e Samuel Custódio de Souza Filho, da Fazenda Família Reunida, Galiléia.
O Concurso Leiteiro da Cooperativa é uma oportunidade única para acompanhar de perto animais de alto desempenho em produção leiteira. Todas as vacas e novilhas que participarão da disputa são provenientes dos projetos de desenvolvimento Genético da Cooperativa, iniciativa que tem transformado a realidade da pecuária leiteira regional. Em 2024, o projeto completou 10 anos de atuação, celebrando a marca histórica de 10 mil prenhezes positivas de fêmeas — um avanço significativo que eleva o padrão genético dos rebanhos no Vale do Rio Doce e impulsiona a produtividade das propriedades rurais.
Ainda em 2024, o Concurso Leiteiro consagrou grandes campeãs nas categorias Novilha e Vaca. Na categoria Novilha, o primeiro lugar ficou com Júlia, animal do cooperado Heliton Valério, da Fazenda Taquara Preta, que produziu 244,940 kg de leite durante o concurso. Já na categoria Vaca, a campeã foi Dália, do cooperado Edberto Rezende, do Sítio Santa Marta, com uma produção de 270,540 kg de leite, garantindo o título com desempenho de destaque.
De acordo com o diretor-presidente da Cooperativa, João Marques, “É uma grande satisfação acompanhar mais uma edição do Concurso Leiteiro, que demonstra, na prática, o resultado do trabalho, da dedicação e do investimento dos nossos cooperados. A cada ano, vemos avanços significativos na produtividade e na qualidade do leite, o que reforça a força do cooperativismo e o papel do agronegócio no desenvolvimento da nossa região.” Afirmou.
Já o diretor vice-presidente Fernando Ferreira acrescenta, “O Concurso Leiteiro desta edição está bastante acirrado, com alto nível entre os participantes. Acreditamos que os resultados alcançados trarão excelentes índices de produtividade, refletindo o avanço e o compromisso dos nossos produtores com a qualidade.” Afirmou.