Comissão debate condições de trabalho no Samu. Os trabalhadores ainda não receberam o piso nacional da enfermagem
REDAÇÃO – Com a finalidade de discutir as condições de trabalho no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a deputada Beatriz Cerqueira (PT) solicitou audiência pública para terça-feira (21/10/25), a partir das 16 horas. A reunião ocorre no Auditório do andar SE da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
Outro objetivo é debater custeio e financiamento das unidades, bem como a regulamentação e a valorização das carreiras dos trabalhadores em saúde. Conforme informações do gabinete parlamentar, eles ainda não receberam o valor de R$ 2,58 milhões, correspondente ao complemento do piso nacional da enfermagem, que ficou sem repasse por até sete meses em 2023.
Os dados são apresentados pelo Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde de Minas Gerais (Sind-Saúde/MG). Há também a demanda de regulamentação dos condutores-socorristas. A discussão será realizada durante reunião extraordinária da Comissão de Administração Pública.
Confirmaram presença os secretários executivos dos consórcios intermunicipais de saúde das regiões Sul, Macro Sudeste, Centro Sul e Ampliada Oeste, Filipe Augusto de Souza, Denys Carvalho, Ormesinda Maria Salgado e José Márcio Zanardi. A diretora do Sind-Saúde/MG, Núbia Dias, também deve comparecer.
Fonte: ALMG