Começam obras de recuperação de segunda ponte afetada pelas chuvas no Santa Terezinha em Fabriciano
FABRICIANO – Nesta terça-feira, 12, foi assinada a Ordem de Serviço para a execução de mais uma importante obra para Fabriciano, a recuperação da ponte que liga os bairros Santa Helena e Santa Terezinha, na Rua Rubens Siqueira Maia, e também da encosta do Ribeirão Caladão.
Essa é a segunda ponte atingida pelo temporal a receber obras de grande porte. Recentemente, a Prefeitura concluiu e liberou o tráfego na ponte da Avenida Antônio Mascarenhas, que também havia sofrido danos estruturais. Agora, a intervenção nesta nova estrutura complementa o trabalho de reconstrução da mobilidade e da segurança viária da região.
O contrato, no valor de R$ 1.409.567,36, será custeado com recursos próprios do município e executado pela empresa Ribeiro Alvim Engenharia Ltda, vencedora do processo licitatório. O projeto contempla uma série de intervenções essenciais para devolver a segurança e a durabilidade da estrutura.
Entre os serviços previstos estão a concretagem dos blocos de coroamento da fundação, que irão reforçar os pontos de apoio da ponte, aumentando sua capacidade de sustentação e resistência a futuras cheias. Também será feito o reforço estrutural das bases, a contenção das margens para recuperar erosões, e a recuperação do leito do Ribeirão Caladão, permitindo o escoamento adequado da água e protegendo a estrutura contra novos danos. Essas ações são fundamentais para estabilizar o terreno, prolongar a vida útil da ponte e garantir mais segurança para motoristas e pedestres que utilizam o local diariamente.
Segundo o secretário de Governança de Obras e Serviços Urbanos, Geraldo Magela, a execução foi planejada para não interromper o trânsito local em nenhuma fase desta etapa. “O trabalho será feito com o acesso das máquinas e trabalhadores pela parte inferior da ponte, utilizando um caminho de serviço, criado com a terra depositada nas margens. Assim, não será preciso interditar o tráfego, garantindo que a obra avance sem prejudicar a mobilidade de quem passa por aqui”, destacou.
O prefeito Sadi Lucca reforçou que a manutenção da circulação de veículos foi uma prioridade. “Sabemos da importância dessa ponte para a ligação entre os bairros e, por isso, elaboramos um projeto que preserva o tráfego enquanto executamos as melhorias. Essa ponte foi bastante afetada pelas chuvas e, por não termos obtido verba da Defesa Civil para essa obra, vamos realizá-la com recursos próprios. É uma obra fundamental para devolver segurança e tranquilidade para a população”, afirmou.
Além desta ponte, o chefe do Executivo adiantou que novas ordens de serviço serão assinadas nos próximos dias para execução de outras obras previstas no pacote de recuperação pós-chuvas, como a recomposição de gabiões e contenções em pontos críticos da cidade.