Após intervenção do vereador Lair Bueno, Timóteo inicia a liberação de testes neuropsicológicos

TIMÓTEO – Por intervenção do vereador doutor Lair Bueno, a Prefeitura Municipal de Timóteo iniciou a liberação dos testes neuropsicológicos, um procedimento aguardado há anos pela população. O exame é essencial para avaliar funções cognitivas como memória, atenção, linguagem e raciocínio, auxiliando no diagnóstico de diversas condições. Ele também identifica possíveis alterações cerebrais e seus impactos no comportamento e nas habilidades cognitivas.
Doutor Lair Bueno destacou que a medida é resultado de um trabalho conjunto do seu mandato com as famílias atípicas de Timóteo. “Vou continuar lutando para que mais direitos sejam garantidos. Agradeço ao prefeito Capitão Vitor Prado e à secretária de Saúde, Erica Ferreira, pela compreensão dessa necessidade e por se colocarem à disposição das famílias atípicas”, destacou doutor Lair, ressaltando que a liberação dos testes neuropsicológicos representa um avanço significativo para a saúde e a inclusão em Timóteo, garantindo diagnóstico e tratamento adequados para quem mais precisa.
“Agradeço em primeiro lugar a Deus, e de coração ao senhor Doutor Lair e a toda a sua equipe. Estamos vendo o empenho de vocês para fazer o bem pra gente, pois sozinha eu não conseguiria. Se não fosse a sua ajuda, seria muito difícil”, disse Juliana, que expressou sua gratidão após ter garantido o exame para a sua filha.
Segundo especialistas, o teste possibilita:
- Analisar o comportamento do indivíduo e sua interação com o ambiente e com outras pessoas;
- Avaliar o impacto de lesões cerebrais e doenças neurológicas no funcionamento do cérebro;
- Diagnosticar transtornos de aprendizagem, demências, TDAH, entre outros;
- Planejar tratamentos personalizados, elaborados por profissionais de saúde;
- Acompanhar o progresso do paciente e a eficácia das intervenções.
O diagnóstico completo geralmente requer de 8 a 10 sessões.