quinta-feira, julho 25, 2024
CidadesDestaquesEsporte

Campeão do Acesitano de Futsal 2024 saiu nos pênaltis. SPURS faturou título inédito

TIMÓTEO – A grande decisão entre as equipes do SPURS e o Independente, campeão Acesitano de futsal em 2023, teve um jogo à altura de uma final na quadra do Bairro Alphaville, no dia 24 de maio.  A partida foi muito equilibrada e as equipes se alternaram no placar nos dois tempos de jogo:  primeiro tempo vencido pelo SPURS por 2×1 e o segundo tempo vencido pelo Indepedente pelo mesmo 2×1, finalizando no placar final 3×3, o que encaminhou a decisão para a cobrança de penaltis. Depois de novo empate na série de 5 penalidades, nas cobranças alternadas, o SPURS acabou por vencer o campeão da edição anterior e sagrou-se campeão inédito do Acesitano de futsal.

Os finalistas da edição 2024 do Campeonato Acesitano de futsal fizeram jus às respectivas campanhas ao longo do campeonato que teve a sua quarta edição consecutiva realizada pela Prefeitura de Timóteo, por meio da Subsecretaria de Esporte, Cultura e Lazer da Secretaria de Educação. A entrega da premiação foi realizada pelo prefeito de Timóteo Douglas Willkys, que parabenizou todas as equipes participantes e destacou a importância dos investimentos nos espaços de lazer. A quadra do Alphaville foi recentemente coberta e teve a iluminação modernizada com lâmpadas de LED pela Prefeitura.

O certame municipal de futsal foi implementado pela Secretaria de Educação por meio da Subsecretaria de Esporte, Cultura e Lazer em 2019, interrompido entre 2020 e 2021, quando da pandemia e, retomado em 2022 com a segunda edição e 2023, a terceira edição consecutiva. Em sua quarta edição foram mantidos o número de 16 equipes participantes e o formato do sistema de disputa, com fase classificatória em quatro chaves e fases eliminatórias, tipo mata x mata, quartas-de-finais, semifinais e final. O calendário de jogos foi iniciado em 08 de abril e encerrado em 24 de de maio de 2024, com a realização de 33 jogos sediados na quadra poliesportiva do Alpahville, que dada a realização de reparos na parte estrutural da cobertura do Ginásio Coberto, foi cedida pela Associação de Moradores do Alphaville (AMORA), por meio de uma parceria com a Prefeitura de Timóteo.

Arbitragem feminina

O trio feminino foi composto pelas árbitras Geisi Reis e Hermen Horta e anotadora/delegada Denice Oliveira

Num jogo tão intenso,  acirrado e disputado, a neutralidade e imparcialidade da arbitragem é algo prepoderante, fato este, que contribuiu para aumento do brilho e sucesso de uma grande final esportiva. E este trabalho tão difícil e de pouco reconhecimento, quanto menos unanimidade, foi entregue de forma inédita, por um trio feminino composto pelas árbitras Geisi Reis e Hermen Horta e anotadora/delegada Denice Oliveira. O trabalho da arbitragem na final foi novamente avaliado por unanimidade como muito bom e sem ressalvas, por parte dos jogadores, dirigentes e organizadores.

Segundo o Subsecretário Municipal de Esporte e Lazer, Professor Cláudio Gualbertto, a iniciativa de escalar arbitragem feminina, principalmente num certame masculino, foi testada nos jogos semifinais e o resultado foi excepcional, muito acima da expectativa. Com base na repercurssao muito positiva entre as equipes semifinalistas, a organização do campeonato e direção de arbitragem decidiu pela escala de um trio todo feminino para a final. O Campeonato Acesitano de Futsal abriu um novo espaço para as mulheres que tem se qualificado cada vez mais para atuarem na arbitragem esportiva.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *