domingo, abril 28, 2024
DestaquesSaúde

Timóteo convoca crianças de 10 anos para a vacinação contra a dengue a partir desta terça-feira

TIMÓTEO – A partir desta terça-feira (27), a Prefeitura de Timóteo iniciará a aplicação da vacina contra a dengue (Qdenga). Estão convocadas, inicialmente as crianças de 10, considerando que o município recebeu do Ministério da Saúde cerca de 1.967 doses do imunizante. O quantitativo é destinado, especificamente, à aplicação de primeiras doses. O JBN apurou nesta segunda-feira, que se o chamado da Prefeitura pela faixa etária não for atendido, existe a possibilidade da criançada receber o imunizante dentro das escolas.

O esquema vacinal da Qdenga é composto por duas doses, que devem ser aplicadas em um intervalo de três meses. Com isso, é necessário que o município receba mais vacinas para a posterior aplicação da segunda dose. Para ampliar o acesso da população, o imunizante estará disponível em todos os postos de saúde da cidade,  distribuídos nas sete regionais.

Para receber a vacina, é necessário que as crianças estejam com os pais, mães ou responsáveis legais. Além disso, no momento da aplicação, é necessário apresentar, preferencialmente, o documento de identificação com foto ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de endereço e cartão de vacina.

A vacina pode ser administrada simultaneamente com as demais doses do Calendário Nacional de Vacinação da Criança e Adolescente. Em relação a quem teve diagnóstico recente de dengue, a recomendação é que aguardem seis meses após o início dos sintomas para iniciar o esquema vacinal contra a doença. Caso a infecção pelo vírus ocorra após o recebimento da primeira dose, não há alteração no intervalo entre as aplicações, desde que a segunda dose não seja aplicada em um período inferior a 30 dias do início da doença.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *