sábado, abril 27, 2024
DestaquesSaúde

Casos de dengue e chinkungunya são reduzidos em cerca de 85% em Ipatinga

IPATINGA – As medidas intensivas implementadas pela administração municipal de Ipatinga para combater o mosquito transmissor do Aedes aegypti estão gerando resultados bastante positivos, conforme apontado por levantamento apresentado nesta terça-feira (26) pela Secretaria Municipal de Saúde. Houve uma redução expressiva nos casos de dengue, que passaram de 1.620 para 244 em março, representando uma queda de aproximadamente 85%. Além disso, os casos confirmados de chikungunya diminuíram de 4.857 em fevereiro para 735 até o momento, indicando igualmente uma redução de cerca de 85%.

O prefeito Gustavo Nunes atribui a redução nos casos ao comprometimento e às abordagens da administração para erradicar os focos de proliferação do mosquito. “Trabalhamos incansavelmente, em várias frentes, para garantir a segurança de nossa população. Nossa força-tarefa envolveu ações coordenadas que mobilizaram diferentes pastas em ações sistemáticas e estratégicas, e agora estamos colhendo os frutos desse esforço”, destacou.

Medidas prosseguem

O município continua empenhado em diversas iniciativas para conter a propagação dessas doenças e diminuir os impactos das infecções. Isso inclui vistorias em edifícios públicos, mutirões de limpeza urbana abrangendo córregos, galerias e bueiros, estabelecimento de uma unidade especial de hidratação, intensificação das atividades dos Agentes de Combate a Endemias em comércios e residências, campanhas de conscientização contra o vetor e o uso do carro fumacê, além de notificações e autuações de proprietários de imóveis identificados como potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, por omissão e negligência.

O secretário de Saúde do município, Walisson Medeiros, ressaltou a importância da colaboração da comunidade no combate às arboviroses. “É fundamental que cada cidadão faça a sua parte, adotando medidas preventivas em suas casas e locais de trabalho, para que possamos continuar avançando na redução dos casos”, enfatizou.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *