sábado, abril 27, 2024
CidadesCultura e EntretenimentoDestaques

Cemig reforça medidas de segurança em todo estado para o carnaval 2024

REDAÇÃO – A Cemig, como maior incentivadora da cultura em Minas Gerais, apoia diversas iniciativas que farão parte do carnaval 2024 e a segurança com energia elétrica é tema fundamental para que os foliões possam aproveitar a festa. Dessa forma, a companhia vem realizando ações preventivas na rede elétrica, no intuito de garantir que o carnaval de rua deste ano aconteça sem acidentes em todo o estado.

O engenheiro de Segurança do Trabalho da Cemig, Francis Nascimento, explica que a meta da empresa é “zero acidente”. Ele explica que a companhia é responsável pelo aval da segurança com relação à rede elétrica nos caminhos propostos pelos blocos e atua inspecionando previamente os trajetos dos desfiles cadastrados nos municípios de sua área de concessão.

Na análise dos trajetos dos trios, a Cemig observa itens básicos de segurança da população, como especificações do cabeamento, cuidados com fios partidos, necessidade de poda de árvores e a condição dos postes do trecho em questão, entre outros cuidados essenciais. Vale destacar que é proibido o contato dos trios com qualquer componente, cabos – sejam da Cemig ou de uso mútuo – ou equipamentos da rede de Distribuição.

“A companhia verifica a altura dos cabos com base nas medidas dos trios, bem como a altura dos cabos de uso mútuo, ou seja, fios de responsabilidade das empresas de telecomunicações”, explica Francis. “O objetivo é identificar possíveis situações de risco envolvendo a rede de distribuição”, completa o engenheiro.

Força-tarefa para a segurança da população

A Cemig possui centenas de equipes trabalhando em todo o estado para evitar acidentes, incêndios e quedas de energia, visando garantir a segurança de todos durante este carnaval. Como as inspeções realizadas pela empresa abrangem uma extensão de milhares de quilômetros de rede elétrica – responsáveis por levar energia de qualidade para mais de 9 milhões de clientes, espalhados por mais de 700 municípios mineiros – o trabalho é efetuado com auxílio de procedimentos que otimizam a atuação dos profissionais da companhia.

Um exemplo é a utilização de termovisão, técnica que usa equipamentos para a leitura de raios infravermelhos e torna possível a identificação de áreas de calor em equipamentos e sistemas elétricos.

“O objetivo dessa metodologia é permitir que o olho humano consiga identificar o superaquecimento de um componente ou instalação, possibilitando a inspeção de muitos equipamentos em um curto espaço de tempo e ajudando a prever problemas e estruturar ações mais eficientes e produtivas com relação à segurança da rede”, comenta o especialista da Cemig.

Orientações da Cemig para curtir o Carnaval com segurança

  • Não lance serpentinas na rede elétrica, especialmente as metálicas.
  • Evite tirar fotos com “pau de selfie” em cima de trios elétricos, camarotes e carros de som. A aproximação com a rede elétrica pode ser fatal.
  • Não coloque enfeites em postes nem na fiação elétrica.
  • Não suba em postes, árvores ou marquises que fiquem perto da rede elétrica.
  • Não jogue jatos d’água na fiação elétrica. Água é bom condutor de energia e provoca curto-circuito.
  • Não solte fogos de artifício perto da rede elétrica.
  • Nunca faça ligação direta na rede elétrica, o popular “gato”. Essa prática é crime e coloca a sua vida e a de outras pessoas em risco.
  • Em caso de fio partido, mantenha distância e acione imediatamente a Cemig através do telefone 116.

Em caso de acidente envolvendo a rede elétrica, a população também pode acionar o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar: o telefone dos Bombeiros é 193, e o da PM, 190.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *