domingo, julho 21, 2024
DestaquesEducaçãoEsporte

Projeto Meninos Bons de Bola oferece treinamento de futebol gratuito em São José do Goiabal

SÃO JOSÉ DO GOIABAL – O projeto Meninos Bons de Bola, em sua segunda edição, está proporcionando treinamento de futebol gratuito para crianças e jovens nos bairros atendidos pela Associação Educacional Amor Amor, localizada em São José do Goiabal, município da região do Vale do Rio Doce, em Minas Gerais. O projeto visa auxiliar os participantes a realizar seu sonho de se tornarem jogadores de futebol, ao mesmo tempo em que desenvolve habilidades cognitivas, motoras e de socialização.

O objetivo principal do projeto é ampliar o desenvolvimento das atividades esportivas e de lazer, proporcionando às crianças e adolescentes a prática do futebol. O treinamento é ministrado de forma gratuita, visando também a identificação de futuros talentos na modalidade.

A iniciativa é apoiada pelo 2º Edital Doce e busca não apenas promover a prática do esporte, que é uma paixão nacional, mas também dialogar com diferentes realidades sociais e culturais, desenvolvendo habilidades coletivas motoras, lateralidade, agilidade e velocidade. “A intenção é preparar as crianças e adolescentes para um futuro promissor, além de expandir o atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade social de maneira preventiva, visando afastá-las do mundo das drogas e do crime”, explica a coordenadora da Associação, Elza Garcês.

As atividades esportivas tiveram início em abril de 2023 e contam com acompanhamento e monitoramento pedagógico, além da realização de palestras e monitoria. Ao final do projeto, que terá duração de 10 meses, está programado o Festival de Futebol, no qual as equipes formadas durante os treinamentos se enfrentarão, bem como equipes convidadas.

A primeira etapa do projeto, denominada Meninos Bons de Bola – 2º módulo, é uma continuação das ações realizadas nos anos de 2021 e 2022. Devido à pandemia da Covid-19, essa etapa inicial consistiu em oficinas de futebol virtual para jovens e crianças, atendendo 30 famílias do bairro São João e de comunidades vizinhas. As aulas foram gravadas, distribuídas e monitoradas pela Associação Educacional Amor Amor, em parceria com a Cia. Candongas de Belo Horizonte.

O professor de educação física e futebol Alexandre Saraiva foi responsável pelo conteúdo, com o registro audiovisual a cargo de Cleverson Eduardo Rodrigues e o suporte técnico dos profissionais Luiz Gonzaga e Anelino Farias Gomes. O material está disponível para visualização no canal da Associação Educacional Amor Amor no YouTube.

Sobre a Associação

A Associação Educacional Amor Amor, responsável pelo projeto, foi fundada em 2011 com o objetivo de promover ações que visem à transformação social dos moradores da comunidade, fortalecendo os laços familiares.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *