domingo, fevereiro 25, 2024
DestaquesEducação

Prefeitura de Timóteo abastece as escolas para a volta às aulas na quarta (08)

A exemplo da Creche Caminho da Esperança, no bairro Alvorada, todas as escolas da rede municipal estão recebendo materiais de higiene e de cozinha para o início do ano letivo – (Foto PCReis/JBN/06.02.2023)

Os seis mil alunos das 18 escolas da rede municipal de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos retornam às aulas na próxima quarta-feira (08), com grandes novidades. A rede física das escolas foi totalmente revitalizada, incluindo aquisição de novos equipamentos, serviços de pintura, alvenaria, reforma elétrica e hidráulica. Todos os estudantes receberão kit escolar e uniformes. Além disso, as escolas de Timóteo também estarão mais seguras em 2023 com a instalação de câmeras de videomonitoramento em todas as unidades de ensino.

“Estamos preparando para receber bem e com muito carinho os estudantes e os profissionais da Educação, que encontrarão as escolas mais preparadas e modernas, devido aos investimentos que vem sendo feitos como reformas, aquisição de computadores, mobiliários e outros equipamentos”, cita Márcia Lessa, secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Timóteo. Márcia Lessa ressalta que, em função do período chuvoso, algumas reformas ainda estão em execução, porém não afetarão as atividades letivas.

O investimento da Administração Municipal na aquisição dos kits de material escolar, que reúnem 14,1 mil itens no total, foi de cerca de R$ 2,3 milhões; com os uniformes o investimento é de R$ 1,8 milhões. Os alunos receberão cadernos, mochilas, squeezes, porta-lápis, cola, apontador, caixa com lápis de cor, tesoura, canetas, entre outros. Os professores receberão artigos como agendas personalizadas, apagadores, cadernos e estojos.

A Prefeitura de Timóteo também está instalando seis miniusinas fotovoltaicas nas escolas Joaquim Ferreira de Souza, Novo Tempo, Limoeiro, Clarindo Carlos Miranda, João Bolinha e Monteiro Lobato, que possibilitarão aos alunos verem na prática que a sustentabilidade não é apenas possível como é financeiramente interessante.  “A economia gerada com a instalação das miniusinas propiciará que, futuramente, possamos climatizar todas as escolas da rede municipal”, informa a secretária.

Abertura Ano Letivo

Nesta segunda-feira (06), a Secretaria de Educação realiza a cerimônia de abertura do ano letivo a ser realizado na sede do Sesi, às 18h30min. O evento é fechado sendo destinado exclusivamente à participação de 400 educadores da rede municipal de Timóteo. Será realizada palestra pelo escritor internacionalmente conhecido Marcos Piangers, que tem 500 mil livros vendidos no Brasil, Portugal, Espanha, Inglaterra e Estados Unidos. A palestra a ser apresentada terá o tema “A Escola Do Futuro: Insights para uma Nova Forma de Aprender e Ensinar”.

O palestrante possui cinco milhões de fãs nas redes sociais, meio bilhão de views nos seus vídeos, cinco palestras no TED, a maior conferência de ideias do mundo. Em 2022, o seu livro O Papai é Pop foi para os cinemas, interpretado por Lázaro Ramos e Paolla Oliveira. Ainda na cerimônia de abertura será realizado um desfile com os alunos apresentando os novos uniformes escolares. No dia 07, os professores estarão nas escolas planejando as atividades de 2023.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *