sábado, abril 27, 2024
DestaquesEducação

Prefeitura de Ipatinga convoca pais e responsáveis para o Cadastro Escolar 2024

IPATINGA – O Cadastro Escolar 2024 para os educandários da rede municipal de ensino e também da rede estadual já está disponível no Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (SUCEM).

Todo o processo é virtual e basta acessar o endereço eletrônico cadastroescolar.educacao.mg.gov.br, preencher o formulário de inscrição e aguardar o resultado de encaminhamento, a ser divulgado no mesmo site a partir do dia 5 de dezembro.

A necessidade de inscrição é válida para todos os estudantes que pretendem ingressar numa escola pública no ano que vem, seja primeiro cadastro ou por transferência.

Podem se cadastrar também os alunos cuja escola atual não possua o nível de ensino ou o ano de escolaridade em que estarão no ano que vem.

EJA

O cadastramento também é necessário para quem pretende retornar aos estudos por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Estado e municípios ofertarão vagas no Ensino Fundamental e Ensino Médio Regular da EJA. Para ingressar na EJA é necessário ter mais de 15 anos, em caso de matrícula para o Ensino Fundamental, e mais de 18 anos, se for para o Ensino Médio.

Documentos necessários

Na hora de preencher o formulário, o sistema exigirá informações como nome completo, data de nascimento, endereço, número da carteira de identidade do aluno, CPF do aluno – se possuir -, filiação ou nome do responsável legal. Quem não tiver acesso à internet pode procurar diretamente uma escola pública estadual ou municipal. Os documentos físicos deverão ser entregues no momento de efetivar a matrícula.

Zoneamento

A Secretaria Municipal de Educação lembra que o encaminhamento para matrícula dos alunos inscritos no SUCEM obedecerá a critérios como disponibilidade das vagas por turno, espaço físico e condições técnicas das escolas conforme a necessidade do aluno, respeitando inclusive critérios de desempate. Todos os critérios estão previstos na Resolução SEE Nº 4.917, de 5 de outubro de 2023.

Matrículas

O início das matrículas está previsto para dezembro. Os períodos são de 7 a 21/12/2023 para a Rede Municipal de Ipatinga e de 26/12/23 a 12/1/24 para a Rede Estadual.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *