segunda-feira, abril 29, 2024
DestaquesEducação

Prática da Educação Empreendedora em escolas de Ipatinga é destaque

IPATINGA – A disciplina de Educação Empreendedora nas escolas da rede municipal de ensino de Ipatinga, implantada graças à Lei nº 4.312, de 26 de janeiro de 2022 e atualmente presente em 100% dos estabelecimentos educacionais, agora é um “case” de sucesso reconhecido em nível estadual.

O Sebrae Minas, órgão parceiro na implantação da Educação Empreendedora no município, qualificou o projeto de Ipatinga como um dos mais bem-sucedidos até agora, brindando-o com reportagem de capa da última edição da revista da entidade, que está comemorando dez anos de criação.

Agora na vitrine dos projetos de Educação Empreendedora em Minas Gerais, a administração de Ipatinga faz questão de ressaltar que o tema foi levado a sério desde o começo, quando o governo decidiu implantar a metodologia com o aval do Legislativo.

A preparação dos profissionais da educação de Ipatinga para a aplicação do tema foi baseada no Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE), como parte integrante do quadro curricular também da Educação Integral.

Lei e resultados

A lei aprovada na Câmara Municipal garantiu a efetividade das ações com o compromissos de todos os gestores e atores para que o maior beneficiado fosse realmente o aluno.

A 2a Feira Empreendedores do Futuro, realizada em outubro no hall de entrada do Ipatingão e que apresentou vários projetos de destaque produzidos por estudantes ipatinguenses matriculados nas escolas municipais, atraiu mais de 10 mil visitantes, consolidando ainda mais o sucesso da iniciativa.

Avanços inéditos

Em Belo Horizonte, para receber a homenagem prestada pelo Sebrae Minas, o prefeito Gustavo Nunes lembrou que “o município escolheu um caminho de seriedade, com a matéria tendo como futuro o desenvolvimento amplo do ensino dentro das escolas”.

“É a primeira vez – acentuou Gustavo – que algo tão extraordinário acontece nesse sentido com a educação no município de Ipatinga. Lá atrás, nós aprovamos uma lei municipal e colocamos na grade curricular dos nossos alunos o ensino do empreendedorimo, justamente para que possamos despertar esse senso nas mentes dos nossos alunos”.

O prefeito recebeu a homenagem em companhia da secretária municipal de Educação, Patrícia Avelar, que dedicou o reconhecimento aos servidores da pasta e aos estudantes. “Quero dizer que essa homenagem é dedicada a todos os profissionais da educação municipal , em especial, os alunos que abraçaram uma iniciativa inovadora na educação. Empreender é uma disciplina nova, desafiadora, mas encontramos pessoas dispostas a aprender conosco e criar novas oportunidades, afinal houve dúvidas e questionamentos, mas não podemos, nesse momento, questionar os resultados,” disse.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *