sábado, abril 27, 2024
DestaquesPolítica

Vice-governador reforça prazo de inscrição para Trilhas de Futuro em Ipatinga

REDAÇÃO – A menos de uma semana do fim das inscrições do programa Trilhas de Futuro, o vice-governador de Minas Gerais, Professor Mateus, lembrou a data limite de 15 de fevereiro durante visita a Ipatinga, na região do Vale do Rio Doce. Ele se encontrou com o prefeito Gustavo Nunes nesta quinta-feira (9/2), em reunião que teve ainda a presença de parlamentares e lideranças empresariais.

Para o vice-governador de Minas, trata-se do programa mais importante do estado. “O Trilhas de Futuro representa a oportunidade de o jovem sair desse curso com um diploma que vai permitir um salário melhor na sequência da sua vida”, destacou Professor Mateus, posicionando essa qualificação como a etapa seguinte à geração de empregos que ocorreu em Minas nos últimos anos. “Nós precisamos qualificar mais os mineiros para trabalharem nos empregos que estamos atraindo para Minas Gerais”, complementou.

Nesta edição, o Trilhas de Futuro está oferecendo 40 mil vagas em 77 cursos técnicos gratuitos em instituições de ensino públicas e privadas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). Em Ipatinga, são diversas opções de cursos técnicos, como Segurança do Trabalho, Enfermagem, Informática, Eletrônica e Metalurgia. O vice-governador espera que, com o fortalecimento do programa e sua ampliação, 10% da força de trabalho no estado tenha sido qualificada pelo Trilhas daqui a seis anos.

Para isso, ele solicitou a parceria do setor produtivo para ajudar o estado no direcionamento das vagas e respectivas áreas, durante a reunião que contou ainda com representantes da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ipatinga.

“O Trilhas de Futuro vai passar por uma expansão relevante. E nós temos que tomar cuidado para não ofertar um curso para um aluno que ele não consiga usar depois, precisamos saber qual mão de obra que está faltando em cada lugar. Oferecer o curso errado é desperdício de dinheiro e uma fraude para esse aluno, porque estamos dizendo que ele vai se qualificar e conseguir emprego, mas se não for o curso certo, ele não vai conseguir”, destacou Professor Mateus. “O poder público tem uma leitura pouco precisa da realidade econômica, se vocês não nos derem a demanda, a chance de errarmos é real e o prejuízo é para todos nós. Quem conhece a realidade é quem está aqui na ponta”, concluiu.

Os interessados devem se inscrever por meio do site www.trilhasdefuturo.mg.gov.br.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *