quinta-feira, fevereiro 29, 2024
DestaquesSaúde

Trabalhos da saúde de Ipatinga são destaque em eventos nacionais

IPATINGA – Nesta semana, servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Ipatinga representaram o município com apresentação de trabalhos dentro e fora do Estado. As participações foram realizadas durante o “9º Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária – Simbravisa”, em João Pessoa-PB, e no “1º Congresso Brasileiro: Defesa da Vacinação – Desafios e Estratégias”, em Belo Horizonte.

As servidoras Elisângela Alves Santana e Josiane Márcia de Castro apresentaram dois projetos na Paraíba, intitulados “A Intersetorialidade nas Inspeções a Instituições com Pessoas em Situações de Vulnerabilidade” e “Diálogo em Prol da Saúde do Trabalhador Durante a Pandemia em um Município do Leste Mineiro”.

“É um ganho muito significativo para o município, pois estas discussões estarão presentes no Fórum Nacional no ano que vem. Assim, os assuntos apresentados também farão parte da temática de discussão da Conferência Nacional de Vigilância Sanitária”, ressaltou a secretária adjunta de Saúde de Ipatinga, Elisângela Alves Santana.

Os dois projetos foram escritos em conjunto pelas servidoras Josiane Márcia de Castro, Joice Silva Vieira Leal, Roberta Cely Costa Ribeiro Conrado e Laressa Jane Almeida de Sá.

9º Simbravisa

O 9º Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária começou na segunda-feira (20), encerrando-se nesta sexta (24), no Centro de Convenções de João Pessoa. O evento foi realizado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva.

As atividades do 9º Simbravisa abordaram a Vigilância Sanitária a partir de dois marcos históricos: a saúde como direito, conquista inscrita na Constituição Cidadã de 1988, e a pandemia de Covid-19 como um exemplo vívido da sua relevância para a proteção da saúde e fortalecimento do SUS.

Minas Gerais

No “1º Congresso Brasileiro: Defesa da Vacinação – Desafios e Estratégias”, em Belo Horizonte, a missão de representar Ipatinga foi designada ao servidor Rafael Leone de Paula, que apresentou o trabalho “Acompanhamento Vacinal de Crianças Menores de Dois Anos”, e à servidora Elisângela Azevedo Nascimento, que discorreu sobre o “Curso de Capacitação Profissional para Trabalhadores de Salas de Vacinas”.

Os servidores retornaram para Ipatinga não apenas com a bagagem repleta de experiências, conhecimento e trocas, mas também com uma premiação. Um dos projetos, “Acompanhamento Vacinal de Crianças Menores de Dois Anos”, foi destaque, sendo  premiado entre os melhores trabalhos do Congresso.

“Para nós, é muito gratificante ter esse reconhecimento. Sinaliza que estamos no caminho certo. Esperamos continuar trabalhando com esse mesmo afinco e que possamos conquistar mais e mais prêmios. O serviço de imunização de Ipatinga é um serviço de excelência, de muita qualidade”, ressaltou Rafael Leone.

O evento, realizado nos dias 21 e 22 de novembro, últimas terça e quarta-feira, foi organizado pelo Observatório de Pesquisa e Estudos em Vacinação, vinculado à Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *