sábado, abril 27, 2024
DestaquesSaúde

Saúde do Homem: saiba os cuidados preventivos que são fundamentais para uma melhor qualidade de vida

O clínico e médico de Atenção Primária à Saúde do Usifamília, Rafael Procópio

IPATINGA – O autocuidado, a mudança de hábitos e as ações preventivas, são práticas comprovadas por especialistas que somam para o aumento da qualidade de vida e envelhecimento com saúde. Entre os homens, a atenção com a saúde é menor. Um estudo do Ministério da Saúde aponta, que o público masculino dedica menos atenção à saúde e ocasionalmente procuram atendimento médico.

Em referência ao Dia Nacional do Homem, celebrado neste sábado, 15 de julho, a Usisaúde reforça a importância dos cuidados preventivos com a saúde masculina. Uma projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística — IBGE de 2022, ratifica a desatenção do homem com a saúde. Segundo o órgão, os homens vivem menos que as mulheres, com expectativa média de vida de 73 anos, para 80 anos entre as mulheres.

Para o clínico e médico de Atenção Primária à Saúde do Usifamília, Rafael Procópio, muitas enfermidades que acometem os homens podem ser evitadas e curadas a partir de um diagnóstico precoce. Entre as doenças críticas e comuns entre o público estão a obesidade, hipertensão, diabetes, câncer de colorretal e o câncer de próstata, que de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), é a segunda maior causa de morte entre os homens. Para o médico da família, o cuidado da saúde mental também precisa ser priorizado entre os homens, visto que, a falta a estabilidade emocional provoca o aparecimento de doenças como, a ansiedade e depressão.

“É importante disseminar a cultura da prevenção da saúde entre os homens em todas as faixas-etárias. Muitas vezes, por falta de informação ou até mesmo por constrangimento, os homens deixam de se cuidar. A prevenção eficaz depende de um cuidado diário e de ações preventivas que permitem identificar problemas de saúde de forma precoce”, destaca Rafael.

Sabia os principais exames de rotina indicado para os homens ao longo da vida:

Níveis de colesterol

Colonoscopia

Exames cardiovasculares

Teste de glicemia

Creatinina e ureia (função renal)

Exame da próstata

Para ter um acompanhamento com orientações mais detalhadas procure um médico de referência.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *