segunda-feira, abril 29, 2024
DestaquesSaúde

Quem não tem cão, vacina gato: O sábado é de vacinação antirrábica em Timóteo.

TIMÓTEO – Os tutores de cães e gatos devem estar atentos à Campanha de Vacinação Antirrábica na área urbana de Timóteo.  Promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, este ano, a campanha será realizada em dois sábados (dias 26 de agosto e 2 de setembro), abrangendo todas as regionais. No primeiro dia D (26/08), serão disponibilizados   21 pontos de vacinação. A estimativa de animais a serem vacinados é de aproximadamente 10 mil entre cães e gatos. A meta de cobertura é de 80% do total de animais.

A vacinação contra raiva animal é obrigatória, sendo que a primeira dose deve ser aplicada a partir dos três meses de idade; a segunda dose após 30 dias para aqueles que foram vacinados pela primeira vez (primovacinados). A imunização dos cães e gatos é a forma mais eficaz de se prevenir a doença, que pode ser transmitida ao ser humano. Os tutores devem levar os animais com coleiras e guias, e conforme a raça ir de focinheira ou em caixas de transporte apropriadas.

Os tutores são responsáveis na contenção do animal no momento da vacinação. É importante que se as crianças forem acompanhar a vacinação, um adulto seja o responsável pela contenção do seu cãozinho ou gatinho para evitarmos quaisquer riscos de fuga ou acidente. Ressaltamos também sobre os cuidados quanto a aglomeração de animais. Se você perceber que há muitos animais aguardando a vacinação, espere mais afastado para evitarmos acidentes.

No dia 26 de agosto, os postos de vacinação funcionarão nos seguintes locais: Praça 1º de Maio (Praça do Coreto); UBS Alegre e Praça do Alegre; UBS Alphaville; Escola MAMP no Alphaville; Igreja Católica Comunidade Cristo Rei (Recanto Verde); Praça da rua Jutaí e Quadra poliesportiva do Recanto Verde; Creche Santa Terezinha; UBS Limoeiro; UBS Macuco; UBS Cachoeira do Vale; Escola João Bolinha e E.E. João Cotta de Figueiredo Barcellos ambas no bairro Cachoeira do Vale; Associação de Bairro dos Vieiras; UBS Petrópolis; Praça do Bromélias; Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), no bairro Funcionários; Praça do Vila dos Técnicos; Associação de Moradores do Bairro Eldorado e Área de Lazer Joaquim Augusto, no Santa Maria.

Segundo Dia D 

Já no dia 2 de setembro os pontos de vacinação são os seguintes: UBS Ana Rita; Escola Municipal José Moreira Bowen; Praça 29 de Abril; Praça José Moreira Borges, no Santa Cecília; Prefeitura Municipal de Timóteo (praça em frente à Prefeitura); Assembleia de Deus no bairro John Kennedy; Secretaria de Obras e UBS no bairro Primavera; UBS João XXIII; Praça do Coliseu, no Timirim; Escola IMETT, no Novo Horizonte; Praça do Bairro Olaria; E.E. Professora Ana Letro Staacks, no Quitandinha; Escola Municipal Novo Tempo; UBS Novo Tempo; Escola Ana Moura (antigo CEFET no bairro Vale Verde); UBS Ana Moura e Praça do Ana Moura; Escola Municipal de Timóteo, no Alvorada; Praça do São Cristóvão e UBS Timotinho.

Área rural  

A vacinação antirrábica na área rural e bairros com algumas peculiaridades iniciou em agosto e ocorre até o fim de setembro e percorrerá o Arataquinha, Nova Esperança, Jardim Vitória, Distrito Industrial, Recanto do Sossego, Córrego do Caçador (final do bairro), Esplanada, Santa Maria, Ferroviários, Fazenda Bela Vista e Nossa Senhora das Graças.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *