sábado, abril 27, 2024
CidadesDestaques

POUCO SE LIXANDO: Prefeitura de Timóteo aciona mais uma vez a Copasa por desserviço

A empresa não respeita a população porque a fiscalização do contrato da empresa é frouxa. Veja, este buraco foi deixado na porta de uma garagem.

TIMÓTEO – Contrariando mais uma vez o que determina a legislação municipal (nº 2.243/ 2000) e a resolução da Arsae (nº 131/2019) a atuação da Copasa no Município de Timóteo se transformou em um verdadeiro caos, colocando em risco a vida de milhares de moradores.

As leis mencionadas determinam que a concessionária faça a recomposição do asfalto, após intervenções realizadas na rede, em até uma semana a contar da data da conclusão do serviço. Entretanto, na maioria dos casos, a demora para tampar os buracos tem ultrapassado até 60 dias sem que a empresa resolva os diversos problemas que tem se acumulado repetidamente em diversos bairros da cidade. A despeito das reiteradas interpelações e notificações feitas pela Prefeitura de Timóteo, a Copasa tem negligenciado a sua obrigação em recompor as vias.

São numerosas as reclamações da população que tem enfrentado os mais diversos transtornos com buracos abertos, inclusive gerando prejuízos materiais aos veículos que transitam pelas vias esburacadas pela empresa. A integridade física de motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres, é agravada diariamente pela precariedade e, na maioria das vezes, pela ausência de sinalização das vias.

A Secretaria Municipal de Obras, Serviços Urbanos, Mobilidade e Habitação produziu recentemente mais um relatório com fotografias da falta de conclusão nas intervenções feitas pela Copasa como buracos abertos e ausência de remendos. O documento foi encaminhado para a concessionária sem que ela tomasse qualquer providência para corrigir os problemas.

No levantamento foram anexadas fotografias de buracos e recortes no pavimentos de ruas e avenidas nos bairros Alvorada, Vila dos Técnicos, Novo Tempo, Ana Moura, Centro Sul, Ana Rita, distrito de Cachoeira do Vale, entre outros.

Conforme constatado pela Secretaria de Obras, as reclamações do Município só surtem efeito quando a Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG) é notificada pelo Município em relação ao descaso e negligência da Copasa. Dessa forma tem sido frequente o acionamento da agência para que a concessionária do serviço público cumpra com o seu dever contratual.

OPINIÃO

Está virando uma balela essa coisa de punir a Copasa. As ruas da cidade de Timóteo mais parece um tabuleiro de pirulitos: buracos e ondulações por onde se olha. A Prefeitura já notificou a empresa inúmeras vezes, mas, pouco adianta, porque a “punição” que não sabemos a que ponto se desenrola, de nada importa para a empresa. Para os mais ou menos  entendidos, a divulgação de que a empresa está sendo punida pelo desserviço, é apenas uma satisfação de “meia boca” para justificar tamanha falta de fiscalização ao contrato dessa famigerada prestadora de desserviço, que além de deixar o município no prejuízo com a destruição do pavimento urbano, também deixa os moradores dias e dias sem água em suas torneiras. Acionar Copasa, que prosa chata, papo antigo. Pronto, Falei!

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *