sábado, abril 27, 2024
DestaquesSaúde

Vale do Rio Doce e Vale do Aço já podem contar com mais duas unidades móveis do Samu

REDAÇÃO – A região de Governador Valadares recebeu reforços para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu): uma Unidade de Suporte Básico (USB) e uma Unidade de Suporte Avançado (USA) foram entregues na sexta-feira (7/7).

Com estas aquisições, são ao todo cinco unidades móveis para atender a microrregião de Governador Valadares, que conta com 24 municípios e 429 mil habitantes.

As ambulâncias do Samu, que prestam atendimento à população, dividem-se em USB e USA, sendo a última popularmente conhecida como UTI móvel. A USB atende a casos de menor complexidade, contando com um motorista e um técnico ou auxiliar de enfermagem. A USA atende casos de maior complexidade, sendo a equipe composta por motorista, enfermeiro e médico.

Reforço 

Subsecretária de Políticas e Ações de Saúde, Camila Moreira de Castro destaca que as novas ambulâncias representam um ganho para o atendimento pré-hospitalar. “Uma batida de carro mais grave, por exemplo, um acidente vascular cerebral ou infarto precisam de atendimento médico mais especializado para o transporte. Com mais ambulâncias, mais unidades para transporte no tempo adequado, no tempo resposta capaz de atender o cidadão, haverá melhora da assistência na região como um todo”.

Para Rômulo Gusmão, superintendente da regional Governador Valadares, “esse projeto nos permite avançar dentro de um outro ainda maior: a expansão do Samu na macrorregião Leste. Nós temos, nessa iniciativa, 23 bases do Samu para nossa macrorregião, cobrindo integralmente 700 mil usuários. Só aqui em Governador Valadares temos duas Unidades de Suporte Avançado que cobrem toda a nossa microrregião de 24 cidades”.

Prefeito de Governador Valadares e presidente do Consurge, André Merlo destaca a ampliação do serviço de urgência e emergência e a redução do tempo de resposta para o paciente, fundamentais parar o grande objetivo dos serviços de saúde, que é salvar vidas.

A partir de agora, o Samu 192 Leste e Vale do Aço, gerenciado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência (Consurge),  contará com 40 unidades móveis, sendo 32 USB e 8 USA, distribuídas estrategicamente para o atendimento aos 1,5 milhão de habitantes dos 86 municípios das macrorregiões Leste e Vale do Aço. Para o custeio do serviço, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) repassa mensalmente ao Consurge R$ 2 milhões. Com o projeto de expansão do Samu 192 na macrorregião Leste, a expectativa é a de que 100% da área seja atendida ainda em julho.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *