quarta-feira, maio 15, 2024
DestaquesMeio Ambiente

Parque Estadual do Rio Doce é uma alternativa para fugir do agito da folia de Carnaval

TIMÓTEO – Cachoeiras, mirantes, grutas, trilhas na natureza são algumas das atrações das unidades de conservação estaduais administradas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF). Elas são uma alternativa para quem prefere fugir do agito nos dias do feriado de Carnaval e aproveitar o recesso para descansar e curtir as belezas naturais do nosso estado. As reservas ambientais (parques, monumentos naturais e outras categorias) estão espalhadas por todo o Estado e oferecem atrações e experiências para o turista.

No leste do Estado, está localizado o Parque Estadual do Rio Doce, a mais antiga unidade de conservação de Minas Gerais, criada em 1944. O parque possui 42 lagos naturais, e no mais famoso, Lago Dom Helvécio, também conhecido como Lagoa do Bispo, são permitidas atividades turísticas. Ele possui sete quilômetros de espelho d’água, com até 40 metros de profundidade, sendo o lago natural mais profundo do Brasil. A pesca esportiva é permitida apenas para aqueles que possuem carteira de pesca, para o controle de peixes exóticos, com barco a remo ou motor elétrico. O banho também é permitido na área denominada “prainha”, que fica a oito quilômetros da portaria do parque.

O Parque oferece, ainda, passeios pelas trilhas no interior da Mata Atlântica que domina a unidade de conservação. Uma delas é a do Angico Vermelho, com uma hora de duração. Para percorrê-la é necessário fazer agendamento prévio. Outra trilha é a do Pescador, também com uma hora de duração e próxima à área de camping. Possui pontos, à margem da Lagoa Dom Helvécio, para a prática da pesca de barranco. Já a trilha do Vinhático tem duração de 1h30 e possui 800 metros de extensão. Seu acesso só é permitido com acompanhamento de um dos guarda-parques, em grupos de no máximo 15 pessoas. A trilha é feita pela manhã e é necessário fazer agendamento prévio.

Neste carnaval, o Parque oferece diversas atrações como: “Tatu do Bem da Mata” e “Yoga na Mata”, na área de Camping; “Corujada”, na área do estacionamento; “Passarinhada”, no campo de pouso e “Estrelas no Parque”, no Mirante.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *