segunda-feira, abril 29, 2024
CidadesDestaques

O sábado na Praça 29 de Abril, em Timóteo, foi de lazer, cidadania e empreendedorismo

Fotos PCReis/JBN – 24.06.2023

TIMÓTEO – A Praça 29 de Abril, no bairro Centro-Sul, da cidade de Timóteo (MG) recebeu neste sábado (24) Ação de Empreendedorismo, Cidadania e Lazer, uma iniciativa da Fundação Renova em parceria com o SESI-MG e a Prefeitura Timóteo. Os moradores da cidade foram beneficiados com lazer, prestação de serviços, saúde e entretenimento, além de participar de atividades de Empreendedorismo, Qualificações e Educação Financeira.

A programação foi elaborada para atender as demandas da população, a partir de um levantamento com os moradores, em parceria com a prefeitura e apoio da Polícia Militar. A iniciativa faz parte das ações de reparação da Fundação Renova na bacia do rio Doce para fomentar a economia local e retomar o convívio social no município.

“O evento garantiu uma oportunidade de trazer entretenimento e cidadania para as comunidades e as famílias, utilizando a cultura e o lazer para retomar a convivência coletiva”, destaca Roberto Ruggeri, coordenador de Contratação e Empreendedorismo Local da Fundação Renova.

Cidadania e serviços

Fotos PCReis/JBN – 24.06.2023

 

Foram disponibilizados ao público os serviços de emissão do CPF, consulta ao SPC e Serasa, corte de cabelo, oficina de tranças e penteados afro, emissão de 2ª via da Certidão de Nascimento, apresentação de identidade e CPF originais, cadastramento dos moradores (CADúnico), orientação para os serviços de Assistência Social, Espaço Mulher (prevenção da violência contra a mulher), atendimento da Defesa Civil, espaço da Polícia Militar de Minas Gerais com orientações e exposição de equipamentos, além de presença da Fundação Renova com recepção dos participantes e apresentação de resultados no território ou município.

Empreendedorismo

Fotos PCReis/JBN – 24.06.2023

Já no campo do empreendedorismo, a partir da identificação de demanda e de mercado potencial no município, foram elaboradas oficinas de artesanato (voltada para acessórios feitos com retalhos de tecidos) e cosmética natural (que ensina a fazer cosméticos artesanais).

Além disso, os moradores participaram de uma Feira de empreendedores locais, com espaço de alimentação e venda de pratos e alimentos regionais. A Carreta Senai também estave no local, com o curso de Fabricação de Pizza. Por meio da parceria com a Emater, o Sebrae e o Sistema Faemg Senar Minas, os participantes tiveram acesso a cursos rápidos de Educação a Distância (EaD).

Educação financeira

Outra ação é direcionada aos moradores foi a de aprender a organizar as contas domésticas, com a oferta de conteúdos sobre educação financeira e consultoria financeira familiar. A ação atendeu as pessoas interessadas em abrir ou expandir os negócios. Elas poderão buscar por microcrédito e acesso ao sistema bancário. “Foi um atendimento individualizado, para o planejamento financeiro individual e familiar, com o controle de receitas, despesas e orientações para o consumo consciente”, explica Roberto Ruggeri.

Saúde

Na área da saúde, o Circuito Saúde ofereceu avaliação do risco individual de desenvolver doenças cardiovasculares, a partir de medidas corporais (pressão arterial, índice de massa corpórea e circunferência abdominal), e orientação individualizada dos participantes do evento sobre os resultados encontrados, com o objetivo de prevenir doenças. Também teve tendas para massagem rápida para relaxamento e antiestresse, vacinação, orientações nutricionais e para atividades físicas.

Lazer e entretenimento

Ponto Volante de Cultura, com biblioteca, jogos e oficina de pintura facial, distribuição de algodão doce e pipoca, apresentações de grupos artísticos e culturais da cidade, além de contação de histórias e apresentações folclóricas.

“Promovermos ações como essa é muito importante para o município, pois integra a comunidade como um todo. Oferecer ações e atividades de empreendedorismo, qualificações e serviços de cidadania, lazer e saúde, contribui para o desenvolvimento das pessoas e comunidades”, avalia Roberto Ruggeri.

Compartilhe em suas redes sociais

One thought on “O sábado na Praça 29 de Abril, em Timóteo, foi de lazer, cidadania e empreendedorismo

  • Rosilene Dimas de souza

    um evento organizado, foi um prazer participar desse evento. parabéns a todos envolvidos.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *