sábado, abril 27, 2024
CidadesDestaques

Novo Decreto: Timóteo vai autuar caminhões com peso acima de 23 toneladas

TIMÓTEO – O contestado Decreto nº 5.836/2023 editado pela Prefeitura de Timóteo, no último dia 27 de setembro, que veda o tráfego de veículos pesados acima de 45 toneladas nas ruas e avenidas dos bairros Ana Rita, Centro-Sul e Bela Vista, e na avenida Acesita, no trecho entre os bairros Ana Rita, Centro-Sul, Bela Vista, acaba de sofrer as alterações propostas pela população e pelo vereador Brinnel Tozatti, quanto a diminuição do peso dos caminhões.

O novo Decreto editado no último dia 19 pelo prefeito Douglas Willkys, reduz o peso dos caminhões de 45 para 23 toneladas. A Subsecretaria Municipal de Mobilidade Urbana está encarregada de dar publicidade ao novo ato do Executivo Municipal. O objetivo é o de que as empresas de logística e grandes contratantes de transporte da região tenham conhecimento do que estabelece.

A alteração disposta neste novo decreto terá validade a partir do dia 8 de janeiro de 2024, data da qual poderão ser lavradas autuações pelo descumprimento do decreto. Espera-se que a fiscalização subordinada à Subsecretaria Municipal de Mobilidade Urbana, seja cumprida de domingo a domingo e em feriados também.

AUDIÊNCIA

O vereador Brinnel pediu a realização da Audiência Pública. Os moradores estavam desesperados por uma solução. A redução do peso dos caminhões agradou os moradores

Em tempo, o novo decreto que reduz o peso dos caminhões obedece a um dos encaminhamentos apresentados durante Audiência Pública realizada na Câmara de Timóteo, atendendo ao requerimento do vereador Brinnel Tozatti. O vereador além de comemorar juntamente com os moradores a edição do novo decreto, agradeceu ao prefeito Douglas pela acolhida do principal encaminhamento da Audiência Pública realizada no dia 17 de novembro.

Na ocasião, os moradores da Avenida Acesita e Rua Ipatinga que sofrem diretamente o impacto do trânsito de caminhões pesados, lotaram o plenário do parlamento Timotense.

Entenda o caso

O aumento do fluxo de veículos dentro da cidade de Timóteo vem da conclusão das obras de pavimentação da rodovia MG-760 que interliga as BR-381 e BR-262. Esse fluxo de veículos pesados tem impactado negativamente a malha viária do Município que não foi dimensionada para receber essa demanda, especialmente na avenida Acesita.

Outro ponto observado e monitorado refere-se à estrutura de contenção em gabião no trecho da Avenida Acesita que não foi construído para suportar o excessivo movimento de veículos grandes e pesados. “Existe risco real de danos ao patrimônio público, particular e à integridade física de pessoas, especialmente moradores e transeuntes do referido trecho da avenida Acesita”, afirma a justificativa do 1º Decreto.

Compartilhe em suas redes sociais

3 thoughts on “Novo Decreto: Timóteo vai autuar caminhões com peso acima de 23 toneladas

  • Arilson Jacinto Ferreira

    Decreto de 45 toneladas é a maior prova de incompetência das autoridades públicas…..ou interesses ocultos.. sem compromisso com a sociedade. LAMENTÁVEL E VERGONHOSO.

    Resposta
  • Junior

    Proíbe durante o dia eles passam a noite, moral da história n resolve nada.

    Resposta
  • Daniel

    Tinha que proibir a copasa também. A copasa estraga as ruas 100x mais que os caminhões. As ruas de Timóteo não prestam nem para andar de bicicleta.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *