domingo, maio 5, 2024
CidadesDestaques

Mulheres em posição de liderança | Força feminina em crescimento na ArcelorMittal

Crédito: Nitro

JOÃO MONLEVADE – No Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a ArcelorMittal reitera a meta global anunciada de ter ao menos 25% de mulheres em posição de liderança até 2030. O desafio está colocado para todas as áreas da empresa. Atualmente, dos cerca de 14 mil empregados da ArcelorMittal no Brasil, 17% de mulheres ocupam cargos de liderança no segmento de aços longos. No segmento de aços planos, esse número está em 16%. Na área corporativa, o número de mulheres líderes sobe para 36%.

O estabelecimento da meta é um marco na história da empresa. “Precisamos de mais mulheres em posições de liderança na nossa empresa para termos novas perspectivas, outros olhares na tomada de decisão e gerar resultados sob novas visões. Queremos que a transformação que nos propusemos a fazer no ambiente organizacional tenha reflexo positivo na sociedade”, afirma Jefferson De Paula, presidente da ArcelorMittal Brasil e CEO da ArcelorMittal Aços Longos LATAM e Mineração Brasil.

As mulheres já são a maioria da sociedade brasileira, das universidades e estão aumentando a representatividade nos cursos de engenharia. Essa mudança também deve acontecer na ArcelorMittal, elevando a participação em todos os cargos e segmentos de negócio.  “Celebramos um grande avanço na ArcelorMittal e temos muitos desafios pela frente. Acreditamos na diversidade como um fator essencial para a construção de uma sociedade mais justa. Nos comprometemos a criar condições para que elas se desenvolvam, se sintam acolhidas e prosperem dentro da empresa. A evolução no universo do trabalho passa por construções plurais e diversas”, complementa Sofia Trombetta Camisasca, Diretora de Pessoas, Saúde e Bem-estar da ArcelorMittal Aços Longos LATAM e sponsor global do Conselho do Programa de Diversidade & Inclusão do grupo ArcelorMittal.

Meta – É um desdobramento do Programa de Diversidade & Inclusão da empresa, lançado em 2019 com foco em quatro dimensões da diversidade: Equidade de Gênero, Diversidade Racial, Pessoa com Deficiência e LGBTI+. Nos últimos anos, no âmbito do Programa, a empresa realizou treinamentos e fez uma série de campanhas de comunicação e sensibilização dos empregados a fim de construir um ambiente de trabalho mais diverso e inclusivo, onde o respeito prevaleça.

Em 2020, a empresa aderiu a quatro importantes compromissos externos: ONU Mulheres, Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, Rede Empresarial de Inclusão Social e Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero. O programa de Diversidade & Inclusão conta com o apoio da consultoria da Mais Diversidade. Ao todo, 80 empregados(as) atuam ativamente como embaixadores(as), dedicando tempo e promovendo iniciativas que contribuam para a transformação cultural que a empresa vem buscando.

Formação de meninas – Paralelamente à meta de contratação de mulheres, a Fundação ArcelorMittal lançou o programa STEAM Girls, voltado para a formação de meninas para as áreas da ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática. A iniciativa, que integra a Liga STEAM – estratégia da empresa para a educação brasileira, realizou uma série de encontros inspiradores com meninas e profissionais das áreas científicas. Em 2022, uma carreta itinerante com programação diversificada visitou municípios de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo. Para 2023 haverá a divulgação da Websérie “Fábrica Fantástica”, o Documentário “Meninas Exatas” e a distribuição do livro “Meninas Exatas”, que aborda personagens históricos. Além disso, será realizado em Piracicaba um projeto de E-Sports STEAM Girls, voltado para a formação de meninas na área de tecnologia e programação.

Mais mulheres na indústria – Dentro da programação do Dia Internacional da Mulher, a ArcelorMittal realizará um evento com transmissão ao vivo para todas as suas unidades, com o objetivo de discutir os desafios que as mulheres ainda encontram no contexto organizacional e de que forma a empresa, a partir de suas iniciativas e metas de gênero, está agindo para criar ambientes cada vez mais diversos. Também será apresentado um case de sucesso da unidade de Sabará, que no atual processo de contratação de mão de obra para atuar na expansão da planta, tem como meta preencher 50% das vagas abertas por mulheres em cargos operacionais. Outras ações comemorativas incluem a realização de dinâmicas, rodas de conversa, distribuição de conteúdos e dicas culturais e a realização de quizzes com sorteio de livros sobre Equidade de Gênero.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *