domingo, abril 28, 2024
DestaquesSaúde

Moradores de Coronel Fabriciano fazem mutirão para acabar com criatórios do mosquito da dengue

FABRICIANO – Um grande mutirão de limpeza está acontecendo nos quatro cantos de Coronel Fabriciano visando acabar com os criatórios de larvas do mosquito Aedes Aegypt. A ação coordenada pela Secretaria de Governança da Saúde foi abraçada pelos moradores que frequentam os polos do Programa Mexa-se e voluntários de todos os cantos.

A ação de limpeza já conta pontos para a Gincana contra o Mosquito, que o município organiza há 3 anos. Até o momento foram recolhidos mais de 135 mil inservíveis. Ano passado, durante toda a gincana, foram recolhidos mais de 400 mil objetos inservíveis. Na lista de materiais estão pneus velhos, garrafas pets de todos os tamanhos, utensílios abandonados de vidro, plástico e metal e uma gama de outros materiais que acumulam água ao ar livre.

A ação tem por meta reduzir os dados de arboviroses no município e consequentemente os casos de internação, principalmente por Dengue. Neste primeiro trimestre a cidade contabilizou 394 notificações de casos suspeitos de dengue. 73 foram confirmados, 09 de Chikungunya com 37 notificações.

O número de casos é menor se comparado aos dois últimos anos. Mesmo assim, a Secretaria de Governança da Saúde está em alerta. O monitoramento de pacientes é feito de forma ininterrupta nas unidades de saúde, no Hospital Dr. José Maria Morais e também na UPA. “Até o momento a situação está sob controle. Não temos uma epidemia como ocorre em vários municípios e isso se deve aos mutirões que temos realizado ano a ano e que nos ajudam a acabar com os criatórios do mosquito”, afirma Vânia Tavares, Gerente de Vigilância em Saúde.

De olho nos acumuladores

A ação de recolhimento de inservíveis também está focada nos moradores que tem o hábito de acumular objetos em casa. O excesso de inservíveis nas residências transforma os quintais em ambientes perfeitos para o mosquito. A secretaria reuniu agentes e frequentadores dos polos de atividade física para ensiná-los a convencer os acumuladores a abrir a porta de casa e permitir a limpeza dos ambientes. O trabalho tem dado certo.

Participação

A Secretaria de Governança da Saúde pede aos moradores empenho no combate às arboviroses. O Secretário Ricardo Cacau lembra que a maioria dos focos ainda está dentro das casas e que se cada morador fizer a sua parte, toda a cidade ganha. “Nós temos compromisso com essa campanha e acreditamos que a conscientização de todos é essencial para combatermos o mosquito. É hora de cada morador abraçar esse trabalho e colaborar com o mutirão que está em todos os bairros da cidade”, finaliza.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *