segunda-feira, abril 29, 2024
DestaquesSaúde

Fabriciano divulga atendimento da UPA em três anos de funcionamento

FABRICIANO – A UPA comprovou sua extrema necessidade em números expressivos. Em 2020 foram atendidas 14.717 pessoas. O número saltou para 42.790 (em 2021) e 47.171 (2022). No primeiro semestre deste ano, já foram atendidas 28.648 pessoas. Somados, são mais de 133.326 pacientes atendidos desde a sua implantação.

Ainda conforme os dados da Secretaria de Saúde, 1.703 pessoas foram encaminhadas para internação e a unidade realizou quase 800 mil procedimentos, como retiradas de pontos, curativos, administração de medicamentos, suturas, exames laboratoriais e de imagem.

O Secretário de Governança da Saúde comemora o sucesso da unidade de saúde dentro da rede de atendimento do município: “A UPA supriu o vazio que existia, mas o investimento foi além: Hoje a população tem onde recorrer. Não precisa mais sair de madrugada para cruzar os limites do município em busca de socorro médico. A UPA também complementa o serviço do Samu, sendo a porta de entrada dos principais atendimentos prestados em nosso município”, disse.

VÁRIAS LOCALIDADES

Embora mantida com recursos do município, a UPA é uma “porta aberta” para todos que precisarem de atendimento de urgência e emergência, seja de onde for. Este ano, passaram pela UPA pacientes de origens variadas, muitos vindos de outros Estados e até de fora do Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Espírito Santo, Bahia, Ceará e Maranhão estão entre as capitais com registros de passagem pela unidade. Também já foram atendidos nativos de Portugal, França, Venezuela e do Afeganistão.

Construída para suprir o vazio assistencial do SUS na cidade, onde a atenção intermediária e de urgência e emergência não recebia investimentos há anos, a UPA acabou se revelando uma importante unidade de pronto socorro também para viajantes, devido sua localização de fácil acesso.

“A ordem que recebemos do prefeito, Dr. Marcos Vinicius, é atender todos que chegarem e precisarem de socorro. Nem precisa apresentar conta de água nem qualquer comprovante de residência, como era feito no passado nas cidades vizinhas com os nossos moradores”, afirma Reinaldo Monteiro de Alvarenga, diretor administrativo e financeiro da UPA.

PORTA ABERTA

Além de servir como porta de entrada para os casos de urgência e emergência em baixa e média complexidade, a UPA é um importante apoio em casos de surtos, endemias e pandemias, como a da Covid 19. Plenamente equipada, a unidade consegue alta resolutividade junto ao SUS com cumprimento de todas as metas previstas.

A UPA possui equipamentos diversos como cardioversor, raio x digital, eletrocardiógrafo, respiradores, desfibrilador com marcapasso.

INVESTIMENTOS FREQUENTES

Para deixar a UPA em plenas condições e com as instalações renovadas e melhoradas, a administração municipal não mede esforços. Muitos investimentos são feitos com recursos próprios para não ter que aguardar o trâmite do Governo Federal.

Recentemente, o município gastou mais de R$60 mil na iluminação externa, melhorando o acesso ao estacionamento no período noturno. Foram instalados postes e luzes de LED em todo o estacionamento, desde a saída da unidade.

Nos últimos meses, a UPA também recebeu uma nova ambulância com UTI móvel, poltronas reclináveis e confortáveis para medicação rápida, suporte ventilatório pediátrico, paisagismo na área externa e reforma do box de emergência.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *