sábado, abril 27, 2024
DestaquesPolítica

DNIT garante projeto para duplicação da BR-494 em Divinópolis

REDAÇÃO – As obras de duplicação da BR-494, nos trechos que dão acesso a Divinópolis, podem estar prestes a saírem do papel. Esse foi o compromisso firmado por Fabrício Galvão, diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), em reunião em Brasília na última quarta-feira (16). A reunião foi articulada pelo Deputado Federal Domingos Sávio (PL) e contou também com as presenças do Senador Cleitinho Azevedo (Republicanos), do Deputado Estadual Eduardo Azevedo (PSC) e da vice-prefeita de Divinópolis Janete Aparecida (PSC).

A urgência para a produção e execução do projeto se deve, principalmente, pela inauguração do Hospital Público Regional, prevista para 2024. Justamente por isso, outro compromisso do DNIT é realizar obras paliativas para o acesso à unidade, uma vez que não haverá tempo hábil de espera. “Foi um ponto que destacamos na reunião e que foi acatado pelo DNIT. Vamos melhorar o acesso ao Hospital e, com isso, tomar medidas para que o número de acidentes no acesso próximo ao Parque de Exposições diminua drasticamente”, afirmou Janete Aparecida.

A região possui intenso tráfego durante todo o dia. Além do Parque de Exposições e do futuro Hospital Regional, o local é acesso a duas universidades: o Campus Dona Lindu (UFSJ) e a Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG). “É uma via que temos cobrado essas obras de melhorias há anos aqui em Brasília. O DNIT, agora, foi sensível a essa demanda e a nossa expectativa é de que, finalmente, saia do papel. É de interesse de toda a região”, destacou Cleitinho Azevedo.

DUPLICAÇÃO DE DOIS TRECHOS

A BR494 liga Divinópolis a duas regiões distintas: uma dá acesso à região de Oliveira e a outra faz ligação com a cidade de Nova Serrana. Tendo em vista a intensa movimentação de veículos pesados, o Deputado Federal Domingos Sávio reforçou a importância de realizar a duplicação nestes dois pontos. “Levamos essa questão ao diretor-geral do DNIT e ele entendeu que são obras viárias muito urgentes. A região centro-oeste de Minas Gerais tem Divinópolis como pólo central, seja para indústria ou comércio. Temos duas entradas: pela BR494 e pela MG050. Uma já está duplicada no perímetro urbano de Divinópolis. Agora, temos este compromisso por parte do DNIT para a duplicação destes dois lados da 494 que vão auxiliar bastante no transporte de produtos, atraindo mais empresas e, consequentemente, gerando renda e emprego para Divinópolis”.

A duplicação é uma pauta constante de lideranças políticas de Divinópolis. “Quando eu era vereador, fui ao gabinete do Domingos Sávio para discutir essa obra e levar até o conhecimento do DNIT. Junto com o Wesley Jarbas (Republicanos) – vereador em Divinópolis – busquei esse elo entre município e governo. Hoje estamos colhendo os frutos”, disse Eduardo Azevedo.

Domingos Sávio acredita que a representatividade de Divinópolis no cenário político nacional será importante nessa conquista. “Agora, além de contar com o meu trabalho na Câmara Federal, temos um Senador da República e um Deputado Estadual ativos por essa demanda. Conseguimos esse compromisso por parte do DNIT e continuaremos cobrando o projeto e a execução para atender o Centro-Oeste de Minas”, concluiu o Deputado.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *