domingo, julho 21, 2024
CidadesDestaques

Dia da Cachaça Mineira: Secretaria de Agricultura lança série de vídeos sobre a produção artesanal em alambiques

A tradicional cachaça Rosa Mineira, produzida no estado de Minas Gerais, na cidade de Inhapim,  Fazenda Santa Terezinha, Córrego do Alegre – (33) 98827-2407

REDAÇÃO – Este domingo, 21/5, é o Dia da Cachaça Mineira e para celebrar a tradição, a paixão e o trabalho dos produtores da bebida genuinamente brasileira, a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), lança o primeiro de seis episódios da série “Preciosas – Cachaças de Minas”. A veiculação do conteúdo terá periodicidade semanal, via redes sociais e canal da pasta no YouTube.

Mais do que uma atividade econômica, produzir o destilado é parte da vida e memória dos mineiros. A fabricação em alambiques é, inclusive, declarada como patrimônio cultural imaterial de Minas Gerais por lei estadual de 2007. E os modos de fazer o destilado atravessam gerações.

Cachaça em Minas 

Minas é o maior produtor nacional de cachaça de alambique do país, com mais de 350 cachaçarias e quase 1.800 marcas. De cada três cidades que possuem estabelecimentos registrados no país, uma é mineira. Segundo o Anuário da Cachaça 2021, publicado pelo Ministério da Agricultura em outubro de 2022. Das dez cidades que encabeçam o ranking de produtoras da bebida no Brasil, metade é mineira.

“A produção de cachaça em nosso estado é muito significativa. Além de ser uma atividade econômica que gera renda e empregos, ela ocupa um lugar especial quanto ao pertencimento, já que está presente no país desde o período colonial, e de forte identificação. O trabalho desenvolvido na secretaria visa a valorização do setor e o incentivo à formalização”, comenta a diretora de Comercialização e Mercados da Seapa, Jaqueline de Fátima Santos.

Nesse sentido, o Sistema Estadual da Agricultura promove várias ações de incentivo à formalidade, como palestras e seminários, oficinas de rotulagem, campanhas de conscientização pelo consumo seguro de produtos que atendam à legislação vigente. Estão em execução também ações de fortalecimento ao comércio nacional e internacional, por meio de rodadas de negócios em Minas e no exterior.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *