quinta-feira, maio 2, 2024
CidadesDestaques

Desmoronamento ameaça engolir imóveis no bairro Timirim, em Timóteo

O desmoronamento aproxima do portão principal da APAE. “Se providências não forem tomadas, certamente perderemos anos e anos de luta”, afirma a diretoria

TIMÓTEO – Um desmoronamento de grandes proporções às margens do Ribeirão Timóteo, entre as Avenidas Efigênia Pereira Bittencourt e Acesita, no bairro Timirim, continua sendo objeto de preocupação da diretoria da APAE, de moradores e comerciantes. Na APAE o desmoronamento está próximo do portão de entrada, e nos fundos de vários galpões localizados na avenida Acesita, o risco também se tornou ainda maior com o período chuvoso que castiga o Vale do Aço desde o último mês de dezembro.Próximo de completar um ano da realização de uma audiência pública na Câmara de Timóteo | 10 de março de 2022 | que determinou diversos encaminhamentos que apontassem soluções para o problema, nada de concreto aconteceu e a situação se complica cada vez mais, dia após dia. A audiência foi requerida pelos vereadores Vinicius Bim, Professor Ronaldo, Nelinho da Copasa e Beto do Estofamento.

Dos vários encaminhamentos que foram apontados na tal audiência, o mais robusto foi o que propôs a criação de uma comissão especial para buscar documentação das obras da Copasa dentro do ribeirão ao longo do Córrego Timóteo. Este encaminhamento tinha como pano de fundo as obras da Companhia de Saneamento Básico para coleta do esgoto no Córrego Timóteo. Na audiência, as obras foram apontadas como possível responsável pela destruição nas bordas do afluente do Rio Piracicaba.

A Prefeitura disse em nota ao JBN que vai contratar uma empresa especializada para realizar perícia no local e definir a origem do dano e posterior responsabilização. A Câmara Municipal não conseguiu em quase um ano concluir o relatório sobre a situação.

NOTA DA PREFEITURA

JBN –  A PMT já tem um plano de ação para resolver a situação em relação ao desmoronamento de talude às margens do córrego Timóteo, objeto de preocupação dos moradores e comerciantes das avenidas Acesita e Efigênia Pereira Bittencourt, no bairro Timirim, nas proximidades da APAE? 

PREFEITURA – O Município está elaborando um processo de contratação de empresa especializada para realizar perícia no local e definir a origem do dano e posterior responsabilização.

JBN Diante da situação, qual foi o teor do relatório emitido pela Defesa Civil de Timóteo?

PREFEITURA – Por medida de segurança, a quadra e o estacionamento da APAE continuam interditados. Durante as visitas realizadas as três residências próximas e ao lado dos números 45, 47 e 49 não foi evidenciado elementos que caracterizem situação de risco ao patrimônio e aos moradores, não sendo necessário a interdição parcial ou total dos imóveis. A Defesa Civil continua monitorando o local e orientou os moradores a acompanhar a evolução da situação.

NOTA DA CÂMARA MUNICIPAL

Em resposta ao pedido de nota do JBN, acerca de esclarecimentos sobre a audiência pública que discutiu a situação das encostas localizadas na rua Efigênia Pereira Bittencourt, no bairro Timirim, realizada no dia 11 de março de 2022, segue resposta dos parlamentares que compõem a comissão:

JBN – Quais foram os resultados de fato dos encaminhamentos registrados na Audiência Pública realizada por este parlamento em março de 2022?

CÂMARA A audiência em questão atestou os riscos oriundos dos desmoronamentos que ocorreram em diversos pontos da encosta próximo ao córrego no bairro Timirim.

Criou-se através do REQUERIMENTO Nº 017/2022, uma Comissão Especial para discutir ações efetivas a fim de solucionar o problema em questão. A pedido da comissão, o secretário de planejamento da prefeitura de Timóteo compareceu à reunião da comissão e esclareceu que encaminhou ao setor de compras do Executivo um pedido de licitação de perícia técnica para identificar as causas do problema de desmoronamento, bem como planilha de custo e projeto executivo. De acordo com o secretário, após a licitação o trabalho de perícia técnica teria uma duração estimada de quatro meses.

JBN – Diante da situação, qual foi o teor do relatório emitido pela Comissão formada na Audiência Pública?

CÂMARA – Uma vez que relatórios e perícias não puderam ser concluídos, o relatório final da comissão não pode ser finalizado.

JBN Quais foram os representantes da Câmara na comissão formada na ocasião?

CÂMARA Os membros escolhidos para compor a Comissão foram os vereadores Professor Ronaldo, Beto do Estofamento e Nelinho Ribeiro.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *