segunda-feira, abril 29, 2024
DestaquesMeio Ambiente

Descaso de moradores com a cidade. Descarte irregular de lixo e entulho preocupa

Foto PCReis/JBN – 02.07.2023

TIMÓTEO – “Daí a César o que é de César”. Copinhos plásticos, papéis de bala, garrafas PET, sacos plásticos, papel, papelão ou resíduos orgânicos. A sujeira pode ser vista nas calçadas, na sarjeta, no meio da rua e principalmente nos canteiros centrais da cidade.

Na periferia da cidade de Timóteo, principalmente em locais ermos, a reportagem do JBN observou em um rápido passeio, o descaso que muitos moradores estão tendo com a cidade. O descarte irregular de entulho e lixo é um contraste para o serviço de limpeza pública da prefeitura, que nos últimos meses está atingindo quase que 100% da cidade. Apesar da população pagar pelo serviço de limpeza pública, não exime a mesma de contribuir para que o serviço seja mantido.

Pela quarta vez, a reportagem do JBN pega como exemplo a Rua Maria da Cunha Ramos, no bairro Olaria. Nas proximidades da entrada da antiga fazenda do Dr. Alderico, entulho, lixo orgânico e até ossada de animais, entre outros materiais depositados de maneira irregular, compõem um lixão à céu aberto.

A recorrente falta de educação da população, tem a contribuição da falta de fiscalização da prefeitura. É preciso punir os infratores, porque o município não pode continuar sofrendo com a falta de conscientização de uma pequena parte da população.

Dando exemplo de que a presença do poder público equaciona este tipo de situação, vale observar que o recorrente lixão na Avenida São João, esquina com rua Marliéria, no bairro São José, regional Sul da cidade, acabou.

Colaboração

Em meio a tanta desatenção com o Meio Ambiente existem moradores que se preocupam não só com a beleza paisagística dos canteiros centrais, mas também com a saúde coletiva. O morador José dos Passos é um desses moradores. “Não jogo lixo nas ruas e nos canteiros. Jogo lixo no lixo, pois ali é o lugar dele. Vemos em nossa cidade poucas lixeiras nas esquinas das ruas, mas as que existem estão vazias, pois os lixos são jogados pelos próprios munícipes nas ruas, calçadas e até mesmo nos canteiros centrais. Eu mesmo já cansei de ver essa cena, frisou o consciente morador, que também defende punição para os “sujões”.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *