sábado, abril 27, 2024
CidadesDestaques

Cemig dá dicas sobre o consumo seguro e eficiente de energia elétrica

REDAÇÃO – A segurança em relação à eletricidade e o uso consciente do recurso são temas essenciais relacionados ao fornecimento de energia. Por conta disso, a Cemig esclarece alguns pontos para que os clientes possam tomar decisões com base em informações concretas.

Questões do dia a dia, como desligar aparelhos durante trovoadas ou secar roupas atrás da geladeira, levantam dúvidas comuns sobre o uso da energia elétrica. É o que explica Thiago Batista, engenheiro de Eficiência Energética da Cemig. “A quantidade de mitos circulando em torno do consumo de energia muitas vezes deixa a população confusa sobre o que é verdadeiro ou falso”, comenta o engenheiro.

Por exemplo, o conceito de que vários aparelhos ligados em uma mesma tomada, por meio de equipamentos como  “benjamim” ou “T”, aumentam o consumo. “Trata-se de um mito, pois o eventual consumo de energia em função do uso destes dispositivos é praticamente desprezível”, explica Thiago. “Porém, o acúmulo de aparelhos na mesma tomada pode resultar em sobrecarga e provocar até mesmo um incêndio”, alerta o especialista.

Também é mito que o uso de equipamentos elétricos durante a tempestade atrai raios, segundo o especialista da Cemig. “O uso em si não atrai os raios, no entanto, aconselha-se desligar os equipamentos em tempestades para evitar que eles sejam afetados pela sobretensão provocada por uma descarga atmosférica”, orienta Thiago.

Veja outros mitos e verdades relacionados ao uso da energia elétrica:

O ferro de passar, depois de quente, não consome muita energia?
Mito. O ferro de passar possui potência elevada e, portanto, pode consumir muita energia elétrica. Outros equipamentos que devemos ter atenção ao uso são geladeira, ar-condicionado, máquina de lavar e a iluminação.

Tomada quente é sinal de alerta?
Verdade. Uma tomada quente merece atenção especial, já que além de desperdício de energia elétrica, também indica a possibilidade de incêndio.

Secar roupas e panos atrás da geladeira aumenta o consumo de energia? 
Verdade. Secar roupas na parte traseira da geladeira prejudica a troca térmica do equipamento e aumenta o consumo. O ideal é manter a área livre para circulação de ar.

O chuveiro gasta muita energia? 
Verdade. Em função de sua elevada potência, o chuveiro é o equipamento que normalmente mais consome energia elétrica em uma casa típica.

Aparelhos em 220V economizam mais energia?
Mito. O que determina se um aparelho gasta mais energia ou não é sua potência – medida em Watts – e o tempo de uso do equipamento.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *