sexta-feira, julho 19, 2024
DestaquesPolícia

Câmara de Fabriciano ainda não registrou o ataque de hacker na Polícia Civil

FABRICIANO – Na última segunda-feira (29) a rede de computadores da Câmara de Coronel Fabriciano  sofreu uma invasão de hacker, afetando inúmeros arquivos. Apesar dos prejuízos aparentes, o Legislativo ainda não registrou o caso na Polícia Civil, apenas, “lamentou o incidente e repudia o ato criminoso”.

Nesta terça-feira (30) a Câmara Municipal enviou a JBN uma nota oficial relatando que “os sistemas de atendimento ao público não foram comprometidos, apenas redes internas utilizadas por funcionários seguem fora do ar ou com alguma dificuldade de acesso”. 

NOTA OFICIAL

A Câmara Municipal de Coronel Fabriciano emitiu um comunicado nesta segunda-feira, 29, onde informava um ataque a seus computadores. Após avaliação de especialistas concluiu-se que na verdade nosso sistema sofreu um ataque de Ransomware | Ransomware é um tipo de malware projetado para criptografar áreas de armazenamento de computadores e servidores, tornando os dados inacessíveis|. Os sistemas de atendimento ao público não foram comprometidos, apenas redes internas utilizadas por funcionários seguem fora do ar ou com alguma dificuldade de acesso.

Estamos trabalhando para evidenciar melhor os detalhes e ter informações concretas para repassá-las aos órgãos responsáveis.

Técnicos da Câmara estão atuando em conjunto com profissionais especializados para detalhar a invasão e restabelecer os sistemas afetados, mas já adiantamos que não continham nenhum dado específico de cidadãos que prejudique de forma direta a comunidade, o que pode ocorrer é apenas uma demora maior na solicitação de algum Projeto de Lei mais antigo.

O contato via telefone, Instagram e Facebook estão funcionando normalmente. Caso haja novas informações elas serão divulgadas através destes meios de comunicação.

A CMCF lamenta o incidente e repudia o ato criminoso.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *