domingo, abril 28, 2024
CidadesDestaquesTurismo

5º Encontro de Gestores pauta o desenvolvimento local sustentável da cultura e turismo

BELO HORIZONTE – Nos dia 1º e 3/8, acontecerá, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, a 5ª edição do Encontro Gestores de Cultura, Turismo e Circuitos Turísticos de Minas Gerais. Com o tema “Cultura, turismo e criatividade como indutores do desenvolvimento local sustentável”, o encontro visa promover um espaço para troca de experiências de trabalho entre os participantes, tendo como foco o planejamento para este segundo semestre.

O evento é realizado pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), em parceria com a Associação Mineira de Municípios (AMM), Rede Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo e Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur).

Na ocasião, os participantes terão a oportunidade de debater sobre ações de estruturação, qualificação e profissionalização dos setores da cultura e do turismo. O evento ainda servirá para qualificar os gestores municipais para acessar as políticas públicas de Minas Gerais, contribuindo para a descentralização dos recursos das áreas cultural e turística. São oferecidas 18 atividades, entre palestras, painéis e atrações culturais.

Programação

As atividades do Encontro Estadual de Gestores baseiam-se nas diretrizes da Secult para as políticas públicas turísticas e culturais. No dia 1/8, toda a programação ocorreu no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, com apresentação do ator, cantor e apresentador Saulo Laranjeira. 

Logo após, foi realizada a palestra magna com o tema do encontro – Cultura, turismo e criatividade como indutores do desenvolvimento local sustentável. Quem ministrará a palestra é o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, e a secretária adjunta da pasta, Milena Pedrosa. O primeiro dia do encontro ainda contou com um painel sobre os editais da Cemig, a apresentação do Coral Lírico de Minas Gerais, pertencente à Fundação Clóvis Salgado, e a cerimônia de certificação das Instâncias de Governança Regionais (IGRs).

No dia 2/8, a primeira palestra, às 9h, abordará o papel transformador das Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc. A conferência contará com a presença do secretário Leônidas Oliveira, da secretária adjunta, Milena Pedrosa, dos subsecretários de Cultura, Igor Arci, e de Turismo, Sérgio de Paula, e representante do Ministério da Cultura. Os subsecretários participarão ainda da palestra sobre Cultura e Turismo Sustentável e da roda de conversa sobre os novos programas Minas Criativa e Mais Turistas.

Está prevista, a partir das 16h30, a roda de conversa “Políticas culturais para povos tradicionais e povos originários” com Makota Celia Gonçalves, membro do Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro-Brasileira, e Daru Tikuna, representante dos povos indígenas no Conselho Estadual de Política Cultural de Minas Gerais (Consec-MG), mediada por Debora Raiza, diretora de Proteção e Memória do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais.

O segundo dia do encontro também terá atividades na sala Juvenal Dias, no Teatro João Ceschiatti, no Cine Humberto Mauro e no Foyer do Grande Teatro Cemig. Serão seis palestras e rodas de conversa apenas no dia, com pelo menos 14 palestrantes, além das apresentações culturais.

No dia 3/8, acontecerão oito atividades durante o evento. O Grande Teatro Cemig servirá de palco para as explanações sobre “Atração de investimento em turismo” e “Salvaguarda e Promoção da Cozinha Mineira”. A Sala Juvenal Dias contará com o workshop “Princípios Básicos para a Construção de um Projeto” e a roda de conversa “Transversalidade entre educação, cultura e turismo”.

No Teatro João Ceschiatti, acontecerão as mesas-redondas “Empreendedoras no Turismo: Mulheres impulsionando negócios e transformando destinos” e “Liderança Transformadora: Gestão da Mulher na Administração Pública”. O Cine Humberto Mauro sediará a palestra “A importância da Faop e da Fundação Clóvis Salgado na disseminação da cultura em Minas” e o Fórum setorial de Equipamentos Culturais.

Confira a programação completa aqui.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *