sábado, abril 27, 2024
DestaquesSaúde

Voluntário toma em Belo Horizonte a primeira vacina contra Covid 100% brasileira

BELO HORIZONTE – A primeira dose da vacina contra a Covid-19, feita 100% no Brasil, foi aplicada secretário de Pesquisa e Formação Científica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) na Unidade de Pesquisa Clínica em Vacinas (UPqVac) da Faculdade de Medicina da UFMG, no bairro Santa Efigênia, região Centro-Sul de Belo Horizonte, na manhã desta sexta-feira (25).

“Me voluntariei assim que fiquei sabendo. Senti a necessidade de participar, como cidadão, então me coloquei como voluntário para receber a dose”, disse o estudante João Victor Rodrigues, 24, primeiro a ser vacinado. “Foi tranquilo, mas ainda não teve aquele baque. Ainda estou tentando entender o que aconteceu, o tamanho disso tudo, é um marco para ciência brasileira, é muito importante”, completou.

Paulo Alvim, ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, agradeceu a participação do jovem nos testes. “Às vezes a população não percebe e fica com medo. É fundamental para a ciência a participação de voluntários. A ciência avança com atitudes igual a de João. Eles precisam ser valorizados e reconhecidos que contribuem muito significativamente para o avanço da ciência.

Até o momento, mais de mil pessoas já se inscreveram para participar dos testes da vacina contra a Covid-19, segundo a UFMG. Para participar das fases 1 e 2 dos testes clínicos, os interessados devem ter entre 18 e 45 anos, ter recebido as duas doses iniciais de CoronaVac ou AstraZeneca e uma ou duas doses de reforço com Pfizer (há pelo menos 9 meses) ou AstraZeneca (há pelo menos 6 meses) e residir em Belo Horizonte durante os 12 meses de estudo. Mulheres não podem estar grávidas ou amamentando. Eles vão receber kits para registrar se houve algum problema durante o processo de incubação dos anticorpos.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *