segunda-feira, abril 29, 2024
DestaquesMeio Ambiente

Sesuma faz balanço positivo de ações ambientais realizadas em 2022

IPATINGAIpatinga desenvolveu, ao longo deste ano, inúmeras ações importantes voltadas para a preservação e conservação do meio ambiente, conforme balanço divulgado nos últimos dias pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma). Entre diversas atividades, houve uma atenção especial ao plantio de árvores, cuidado com as nascentes e, no período de escassez de chuvas, a formação de aceiros para combate e prevenção de queimadas.

Para que se tenha uma ideia da amplitude dos procedimentos com fins ecológicos, foram confeccionados em 2022 nada menos que 167.020m² de aceiros visando evitar a proliferação de incêndios e a conservação de áreas verdes. O trabalho ganha ainda maior dimensão quando se lembra que estas mesmas áreas verdes correspondem a 127 m² por habitante, mais de dez vezes que aquela recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), de 12 m² por habitante.

De acordo com a diretora do Departamento de Meio Ambiente (Demam) do município, Fernanda Freitas, a proteção e o uso racional dos recursos naturais tem sido uma das políticas prioritárias em Ipatinga. Ela informa que apenas no período do início de 2021 a novembro de 2022 foram plantadas 8.100 mudas arbóreas na cidade, dentro dos projetos “Pomar Urbano” e “Calçada Linda”, além do atendimento às necessidades de revegetação de praças, parques, matas ciliares e outras áreas públicas.

O projeto “Calçada Linda”, operacionalizado por diversos jardineiros e com supervisão técnica de uma bióloga, assegura um contato permanente com munícipes nas mais diversas regiões da cidade e tem contribuído para enriquecer a paisagem urbana. Conforme o último balanço realizado pelo Demam, já foram contempladas 1.033 residências em 27 bairros diferentes, totalizando 3.579 árvores plantadas.

Educação ambiental

Ao lado da Sesuma, mencionam os gestores da Secretaria, tem sido importante a atuação da empresa Infrater, com investimentos não só na preparação de mudas apropriadas para cada espaço e sua destinação ou a efetiva conservação das áreas verdes, mas também na educação ambiental, disseminando informações de conscientização nos mais diversos segmentos.

Durante o ano, muitas atividades de plantio de mudas nas margens do ribeirão Ipanema e seus afluentes, assim como limpeza e manutenção no entorno da mata ciliar, tiveram a participação de alunos da rede municipal, em mobilizações coordenadas pela Secretaria Municipal de Educação.

Na Semana do Meio Ambiente, inúmeros estudantes foram destacados para visitas ao Viveiro Municipal, no bairro Jardim Panorama, participando de caminhadas nas quais puderam explorar os espaços de produção de mudas, se familiarizar e desenvolver técnicas de cultivo de hortaliças e noções básicas acerca do descarte correto de lixo.

 Plano de manejo

Também por iniciativa da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), a Prefeitura de Ipatinga promoveu neste ano um importante avanço em relação à Área de Proteção Ambiental (APA) Ipanema. Na região onde estão localizadas algumas das principais fontes naturais do município foram realizadas três oficinas bastante participativas, nas quais representantes da sociedade civil, empresas, associações de moradores, comunidade científica e outras instituições apresentaram demandas e informações relevantes como subsídio para a elaboração do Plano de Manejo e Zoneamento Ecológico e Econômico da cidade.

O objetivo central do Plano de Manejo é propor aos moradores dos locais inseridos nos limites da APA alternativas que visam proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais.

“Com muita alegria desenvolvemos e concluímos o diagnóstico, que foi produzido através do envolvimento de uma robusta equipe multidisciplinar. Por meio dos dados coletados, pudemos traçar um panorama da situação atual da Unidade de Conservação frente ao meio biótico, físico, socioeconômico, cultural e histórico”, destaca a diretora de Meio Ambiente, Fernanda Freitas.

Ainda de acordo com a técnica do Demam, o resultado do diagnóstico originou um banco de dados georreferenciado que delimitou as análises e decisões estratégicas a serem tomadas em etapas futuras. Os trabalhos serão concluídos em 2023, quando o Plano de Manejo será apresentado. Uma minuta de lei será oportunamente elaborada pelo poder Executivo para votação na Câmara de Vereadores.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *