sexta-feira, abril 19, 2024
CidadesDestaques

Requerimento para ligação de água residencial da Copasa em Dionísio completa 7 anos sem solução

Edson Ferreira Couto quer uma solução para este problema. “Estou me sentindo humilhado”.

DIONÍSIO – Ao completar um ano da primeira reportagem sobre a história do morador Edson Ferreira do Couto, residente à Rua Santa Rita, 143, bairro Serra do Luar, na cidade de Dionísio (MG), que trava uma luta inglória contra a Copasa e a Prefeitura de Dionísio, para uma simples ligação de água em seu imóvel, o JBN voltou ao mesmo local e pasmem, a situação ainda não foi resolvida.

A luta de Edson Ferreira teve início em 2015, quando este se cadastrou no escritório da Companhia de Saneamento Básico de Minas – Copasa, em Dionísio, solicitando uma ligação nova de água em sua residência. Agora, sete anos se passaram e até a presente data a empresa não executou o serviço. Desta feita a Copasa alega falta de material.

A guia de IPTU do imóvel chega todo ano

Uma situação de certa forma constrangedora e que tira o sossego deste morador. É um drama que também vive outras famílias na mesma localidade. “Isso é uma humilhação”, lamentou o morador, informando que toda documentação exigida pela Copasa foi apresentada.

As redes da Copasa passam na porta da garagem do morador

O imóvel do senhor Edson Ferreira possui escritura pública e energia elétrica, mas a Copasa alega que a área não é regularizada, apesar de se tratar de uma área totalmente urbana. Todos os imóveis na rua onde reside o senhor Edson, está com emissão de guia de IPTU pela prefeitura e com a cobrança de taxa de limpeza e coleta de lixo. Ainda, o imóvel do senhor Edson, possui certidão de numeração, e em toda a extensão da via, possui rede de água, esgoto, calçamento e iluminação.

O morador tem ponto de luz da CEMIG e paga taxa de iluminação

Nota da COPASA

No ano passado, em nota ao JBN, a Copasa informou que “por se tratar de área ainda não regularizada junto à Companhia, não é possível executar ligações de água no imóvel localizado na rua Santa Rita, número 143, no bairro Serra do Luar, em Dionísio.  Sendo assim, essa regularização junto a empresa deve ser proposta pela prefeitura.

 A Copasa esclarece que o pedido de ligação de água deve ser feito pelo site da empresa (www.copasa.com.br) na aba Empreendedor/Interliga”. 

 NOTA DA PREFEITURA

Apesar de todas as evidências apontarem para uma área regularizada perante a prefeitura, a Copasa deixou claro em nota enviada ao JBN, que a localidade não é “regularizada junto a companhia”. A Cemig por sua vez mantém na mesma área os serviços de eletrificação.

Sendo assim, o Jornal solicitou do prefeito Francisco Castro Souza Filho, o Nando (MDB), informações à cerca do assunto. Por telefone, o prefeito informou que enviou ofícios à Copasa cobrando a regularização da situação, mas a “companhia não resolveu”.

O prefeito Dionisiano reconhece que a prefeitura em mandatos anteriores assumiu a obrigação do proprietário responsável pelo loteamento – colocando luz, água, esgoto, abertura de ruas e calçamento. Nando destaca que ao assumir a prefeitura deparou com este problema.

A prefeitura já ofereceu maquinário e mão de obra, mas a Copasa alega agora não ter o material. A Copasa diz aguardar o material chegar de Belo Horizonte.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *